Juliana Paes voltará para a Globo após um período sabático e o fim do contrato com a emissora. A artista estará no elenco de Renascer e assumirá o papel de Jacutinga, vivido por Fernanda Montenegro na versão original da novela. A principal mudança na trama é que a personagem ficará mais tempo na história do que na primeira versão.
Segundo O Globo, a cafetina terá presença marcante na primeira fase e na segunda, bem diferente de 1993. Na primeira versão da novela, a personagem de Fernanda Montenegro ia embora de Ilhéus logo após a passagem de tempo, mas construirá uma nova história em cima da permanência da personagem. A dona do bordel local que acolhe Maria Santa como filha. E recebe destaque por ser a mulher que faz os partos da amada de Inocêncio, inclusive o último. É também da casa dela que Mariana surge na vida do coronel.
+ Luciana Gimenez revela sequelas após acidente gravíssimo: “Não estou 100%”
+ Repórter do Fantástico, Renata Capucci passa por cirurgia: “Torçam por mim”
Juliana Paes encerrou o contrato com a Globo em 2022 enquanto ainda estavam exibindo a participação em Pantanal. O remake da novela, que estreará em 2024, será protagonizado por Marcos Palmeira (que também esteve no elenco do remake de Pantanal) no papel de José Inocêncio, um fazendeiro viúvo. Humberto Carrão, Juan Paiva e Renan Monteiro farão seus filhos. Após um imbróglio, Rodrigo Simas acertou o papel como filho de José Inocêncio e estará no elenco.
Almir Sater e Gabriel Sater, pai e filho na vida real, interpretarão o mascate Rachid em fases diferentes. Renascer terá a direção artística de Gustavo Fernandez, direção-geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.