Quase três anos depois de ter deixado a CNN Brasil, Douglas Tavolaro está de volta ao mercado de telejornalismo brasileiro. O antigo executivo do canal de notícias, mais conhecido também pela sua longa passagem pela Record, surpreendeu ex-colegas de trabalho nos últimos dias com um convite misterioso. Sem dar muitos detalhes, o jornalista convidou vários profissionais que seguem dando expediente em outras TVs, além de personalidades da mídia influentes, para um evento que acontecerá em 9 de dezembro. O convite, sóbrio, fala da celebração de seus 25 anos de carreira.
Na convocação, enviada também para amigos próximos do executivo, também há menção ao seu aniversário — Tavolaro completará 47 anos em 2024. A festa, no entanto, não servirá apenas para relembrar os momentos marcantes da trajetória profissional do jornalista: ela também simbolizará o seu retorno ao jornalismo brasileiro. Praticamente afastado dos holofotes desde a sua ruidosa saída da CNN Brasil, em março de 2021, o antigo vice-presidente da Record não aparece em público desde março de 2022, quando anunciou que estava investindo em jornalistas criados por IA.
Muita coisa mudou na vida de Douglas Tavolaro desde então, profissionalmente e também pessoalmente. O TV Pop apurou que sua iniciativa de desenvolver âncoras e repórteres virtuais não foi bem recebida pelo mercado, e passou longe de ter os resultados que ele esperava. O executivo acreditava que a movimentação iria revolucionar o telejornalismo mundial, mas nada avançou desde que ele anunciou o investimento nas startups de inteligência artificial. Em paralelo, seu casamento com Raíssa Caroline Lima chegou ao fim no ano passado, e o divórcio foi parar nos tribunais.
O relacionamento dos dois, que chegou a ter até mesmo uma celebração ecumênica liderada por Edir Macedo em dezembro de 2017, durou quase oito anos. Advogada de formação, Raíssa e seu ex disputaram cerca de R$ 5 milhões em bens em um divórcio litigioso, em uma ação que correu em segredo desde o final do primeiro semestre no Tribunal de Justiça de São Paulo, e foi concluída há cerca de dois meses. Solteiro, Tavolaro se reaproximou de amigos da alta sociedade paulistana, e trocou Miami e Nova York (em que viveu nos últimos anos) por São Paulo.
De volta à capital paulista, o outrora chefão da CNN Brasil também voltou a viver em sua luxuosa mansão no Jardim Europa, um dos dez bairros com o metro quadrado mais caro da metrópole. O casarão, que será o palco da festa do próximo dia 9, deverá marcar o início da retomada da imagem pública de Douglas Tavolaro como líder de uma empresa de mídia. Fontes próximas asseguram ao TV Pop que o evento é apenas o primeiro passo para o anúncio de uma nova empreitada do executivo, que teria fechado acordo de licenciamento com uma marca noticiosa americana.
Nos bastidores, a hipótese mais ventilada é a de que Tavolaro conseguiu firmar uma parceria para montar uma versão brasileira da MSNBC, vice-líder de audiência entre os canais de notícias nos Estados Unidos, atrás apenas da Fox News e consideravelmente a frente da CNN. Em seu acordo de saída da CNN Brasil, o executivo se submeteu a uma cláusula não concorrencial, comum entre cargos de alta-confiança que se desligam de empresas, que determinava seu afastamento de empresas de telejornalismo durante três anos. O acordo é válido por mais um mês, até janeiro de 2024.
Para amigos, Douglas Tavolaro nunca escondeu seu desejo de voltar a empreender no jornalismo brasileiro. O seu sumiço dos holofotes era interpretado apenas como um passo atrás para, em um momento que todo o mercado estivesse com a guarda baixa, ele ressurgisse a frente de um novo projeto megalômano — em sua gestão, Record e CNN Brasil ganharam investimentos e passaram a ser competitivas em audiência e em repercussão, principalmente por conta de contratações de profissionais renomados da Globo e de veículos impressos, como a Folha e o Estadão.
O momento, ao que tudo indica, chegou: vários profissionais dos dois canais, entre executivos, repórteres e apresentadores, foram convidados para o evento misterioso de 9 de dezembro. Não são poucos, inclusive, que acharam a convocação um tanto quanto constrangedora. Afinal, como explicar que o seu antigo chefe, conhecido justamente por ter inflado o mercado de telejornalismo com valores quase surreais de salários e de benefícios, voltou para a pista e lhe chamou para uma festa? É uma tarefa difícil, e que tem dado o que falar nas duas emissoras desde que o convite foi feito.
Dilema ético sobre a presença ou a ausência no evento que encerrará o período sabático de Douglas Tavolaro a parte, os convidados precisam pensar rápido: a convocação, feita em uma mensagem com fundo completamente escuro, dá até mesmo ordens de figurino para quem estiver presente — o executivo pede que os presentes estejam com roupas pretas ou brilhantes. O executivo tem sido procurado pela reportagem do TV Pop desde a noite de sexta-feira (24), mas não retornou aos contatos.