Michel Bermudes, apresentador da TV Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo, teve um áudio vazado em que faz ofensas verbais contra a repórter Suzy Faria, da TV Tribuna, parceira do SBT no estado. O desentendimento entre os comunicadores foi motivado pela disputa de audiência no horário do almoço da TV capixaba. No áudio publicado pelo portal Em Off, o jornalista diz que a colega não tem capacidade para superar a audiência da atração que ele comanda, o Balanço Geral Espírito Santo.
Bermudes teria ficado irritado porque Suzy curtiu uma publicação da empresa em que ela trabalha sobre a liderança de audiência na região metropolitana de Vitória, em uma faixa horária de confronto direto com o noticioso da Record local apresentado por ele. Acreditando que se tratava de uma provocação, o contratado da TV Vitória, então, teria enviado um áudio em um aplicativo de mensagens com comentários etaristas em relação à repórter do SBT.
+ Paulo Vieira desabafa após saída do Big Brother Brasil: “Como realmente foi”
+ Arthur Aguiar explica o que impede a volta da banda Rebeldes: “Não é simples”
“Curtindo um post me provocando, Suzy. Bonitinho você, né? Uma mulher da sua idade. Você não tem vergonha na cara não? Ainda mais uma fake news dessa, uma fake news tão nojenta dessa. Toma vergonha na sua cara, Suzy”, diz Michel Bermudes no áudio. “Sabe quando você e esse seu amigo imundo aí, e mentiroso, sabe quando vocês vão ganhar da gente? Nunca! Pode anotar aí, nunca!”, disparou o âncora da Record.
“Tudo bem que você já deve estar perto de aposentar mesmo, né? Já tá na hora mesmo de aposentar. Já deu o que tinha que dar, as suas ‘caozera’ [sic]”, continuou o apresentador do Balanço Geral Espírito Santo. Em nota, a TV Tribuna disse “repudiar veementemente as declarações desrespeitosas e preconceituosas” feitas por Michel Bermudes contra Suzy Faria. A afiliada do SBT afirmou que vai acionar judicialmente o âncora da TV Vitória.
“A idade não define competência. Qualquer forma de discriminação é inaceitável. Tomaremos todas as medidas cabíveis contra tais ataques, inclusive criminais e cíveis, buscando garantir a integridade profissional e pessoal de nossa colaborada”, diz o texto da empresa. O Sindicato de Jornalistas do Espírito Santo também divulgou nota de repúdio contra o comentário etarista sofrido pela repórter do SBT local.
“A prática de discriminar pessoas, especialmente mulheres, em função de idade, é restrição preconceituosa imposta pelo próprio mercado de trabalho, e veementemente combatida por entidades representativas de trabalhadoras em todo o mundo. Resumidamente, as ofensas à profissional envolvem referências à concorrência por audiência entre TV Tribuna e TV Vitória, e o que, a priori, não se caracteriza como prática em si, do exercício do jornalismo”, disse a entidade.
O que diz o apresentador do Balanço Geral do Espírito Santo
Em vídeo publicado nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (27), o apresentador Michel Bermudes pediu desculpas pela atitude. Ele disse que não teve a intenção de fazer os comentários etaristas sobre a colega Suzy Faria. O jornalista explicou que o que motivou a briga não foi a audiência, e sugeriu que já havia um desentendimento entre eles. “Eu me excedi, sim. Eu me excedi e reconheço. Vocês sabem que quando eu me sinto, de alguma forma, eu às vezes perco a linha mesmo, e eu reconheço isso. Eu sou assim na TV e fora dela, também”, disse o apresentador.
“No caso em questão, eu não vi problema algum em ela [Suzy Faria] curtir um post, não foi isso. Foi outra coisa e ela sabe a verdade. Sobre a idade, o que eu quis dizer é o seguinte: Nessa idade, ficar fazendo esse tipo de coisa… foi isso. Até porque velho, gente, eu tenho três anos a menos do que essa pessoa, essa colega, né, então não faz sentido isso. Mas eu volto a dizer, eu me excedi, eu errei. Peço desculpas por isso. Estou aqui sem intenção de esticar esse assunto, até para falar também com os colegas jornalistas que podem me chamar para saber a outra versão”, continuou o apresentador da TV Vitória.
“Não foi do nada, isso não aconteceu do nada. Mas também não justifica. Por isso, peço desculpas mais uma vez. E assim a gente vai levando a vida, a gente acerta, erra. Assume que errou. Não sou falso, não sou hipócrita. Não espere isso de mim, tá? Eu já tentei ligar para a colega, vou tentar de novo, vou continuar tentando para pedir desculpas a ela diretamente pelas minhas palavras. As palavras em que eu me excedi. De qualquer forma, como eu disse, vou continuar tentando. Eu tenho um carinho enorme pelas outras emissoras e por muitos colegas que estão lá”, prosseguiu Michel Bermudes.
“Então, a todos os meus colegas jornalistas, eu peço desculpas a todos eles. De jornalista para jornalista. O meu problema, que gerou toda essa confusão, não é nem mais sobre jornalismo, é pessoal mesmo. Gostei? Não. Me fez muito mal também. Eu tô aqui pra falar que não foi legal mesmo, repito, peço desculpas e seguimos em frente, fazendo jornalismo, fazendo televisão, que é o que a gente sabe fazer, tá bom? Obrigado a todos que me ouviram, muito obrigado e sigamos em frente”, concluiu o apresentador da versão local do Balanço Geral na TV Vitória do Espírito Santo.