Imerso há meses na maior crise de audiência de sua história, o SBT não irá esperar a estreia de todos os seus novos projetos para mudar sua programação. A emissora de Silvio Santos promoverá uma série de ajustes pontuais em seus horários já a partir da segunda quinzena de janeiro, ainda com boa parte das atrações atuais, para tentar deixar um terreno mais fértil para as novidades do final do primeiro trimestre de 2024. O Fofocalizando, que correu risco de sair do ar ainda em 2023, permanecerá no ar por mais alguns meses, mas terá menos tempo a partir do dia 15 de janeiro.
O TV Pop apurou que a revista eletrônica comandada por Gabriel Cartolano perderá metade de sua duração e ficará no ar por apenas uma hora. A equipe do programa já foi avisada sobre a nova mudança e alertada de que ainda não há uma definição de qual será o novo horário do programa: a tendência é que ele fique apenas com a sua segunda hora, passando a entrar no ar às 15h30. Há, no entanto, uma remota possibilidade de que o programa siga começando por volta das 14h20. A emissora, de fato, desejava que o formato saísse do ar em dezembro, mas acabou voltando atrás.
Três fatores foram fundamentais para que o Fofocalizando ganhasse sobrevida: os índices do vespertino melhoraram consideravelmente nas últimas semanas; a produção do novo jornalístico das tardes continua em fase quase embrionária; e o departamento comercial do SBT avaliou que não era viável abrir mão do único programa que tem ações de merchandising testemunhal entre 12h e 22h. Nos últimos dias, diversos anunciantes da revista eletrônica já começaram a ser procurados para discutir a prorrogração de seus contratos por mais três meses, até o final de março de 2024.
Ainda não há, no entanto, uma definição do que ocupará o espaço perdido pelo programa de fofocas. O mais provável é que a faixa das 14h20 passe a ser ocupada por um novo horário de novelas, possivelmente aberto com uma quinta reapresentação de Carrossel (2012). A mudança já tem o objetivo de preparar o público para a nova programação definitiva da emissora, que abrirá mão de suas novelas do final de tarde para estrear um novo formato jornalístico, batizado provisoriamente de Tá na Mesa — Christina Rocha, Leo Dias e Márcia Dantas são os mais cotados para o projeto.
Os folhetins exibidos no fim de tarde e no horário nobre devem ser gradativamente substituídos por novos horários de teledramaturgia, mas desta vez na faixa do almoço e no início das tardes. O martelo sobre o desenho definitivo da nova programação ainda não foi batido, mas a reportagem do TV Pop apurou que o SBT seguirá exibindo três novelas mexicanas de segunda a sexta-feira, mas com uma delas em horário local, no atual espaço de Chiquititas (2013). As duas outras, sucedidas por um slot de novelas nacionais, devem ir ao ar às 15h20 e às 16h, antes do novo programa.
No horário nobre, a faixa atualmente ocupada pela reapresentação de Cúmplices de Um Resgate (2015) também deverá deixar de existir, fazendo com que o Programa do Ratinho passe a disputar público com a novela das nove da Globo. Com isso, a faixa de shows da rede passará a ir ao ar uma hora mais cedo, por volta das 22h30, viabilizando a antecipação da programação da madrugada. O The Noite e o Operação Mesquita, conforme antecipado pelo TV Pop em 15 de novembro, ganham horários fixos e passam a entrar no ar mais cedo.