A plataforma de streaming Lionsgate+, o antigo Starzplay, anunciou que vai encerrar as atividades no Brasil e na América Latina até o final de 2023. O comunicado oficial foi feito por Jon Feltheimer, CEO da empresa, durante a teleconferência trimestral dos investidores da Lionsgate. De acordo com o executivo, a companhia pretende focar o serviço nos EUA e em outros países de língua inglesa, como Reino Unido e Canadá.
“No plano internacional, após sermos abordados por um importante distribuidor na América Latina, firmamos um acordo favorável que nos motivou a sair do território até 31 de dezembro, à medida que avançamos no sentido de focar o serviço nos EUA e em outros territórios de língua inglesa, o Reino Unido, Canadá e Austrália, ao mesmo tempo que continuam a reduzir custos significativos do negócio”, explicou o CEO, sem revelar qual seria o importante distribuidor na América Latina.
+ Fátima Bernardes fracassa, espanta público e The Voice tem pior estreia da história
+ Fofocalizando, novelas e outras novidades: SBT mudará programação em janeiro
O serviço Lionsgate+ chegou ao Brasil no final de 2019 com o nome Starzplay. Em setembro de 2022, a plataforma mudou de nome em 35 mercados, incluindo o Brasil, em uma reestruturação com esforços para separar as operações de seu estúdio das realizadas pela marca Starz. Na época, o rebranding atingiu o mercado internacional, mas não afetou os Estados Unidos e nem o Canadá, territórios em que o serviço de vídeos continuou com o nome Starzplay.
Plataforma mudou de nome após acordo com a Disney
Um dos motivos que também levaram à mudança de nome para Lionsgate+ foi uma disputa judicial da Starzplay com a Disney. A briga teve início em dezembro de 2020, na ocasião em que o Grupo Disney decidiu acabar com a Fox no Brasil e renomeou o nome dos antigos canais para Star. Além disso, o conglomerado internacional decidiu lançar o streaming Star+. A dona da Starzplay entrou na Justiça por causa da semelhança dos nomes.
O conflito terminou em agosto de 2021 após um acordo extrajudicial. A Disney pagou cerca de R$ 50 milhões para a Starz por possíveis danos causados no mercado brasileiro. Em sua sessão de perguntas e respostas, o Lionsgate+ informa que o serviço será encerrado no Brasil no dia 11 de dezembro. “Você receberá um reembolso proporcional da taxa da sua assinatura atual e não receberá mais nenhuma outra cobrança. Você pode continuar acessando o serviço do Lionsgate+ até 11 de dezembro de 2023”, diz a mensagem.