A Jovem Pan teve uma quarta-feira caótica após um comentário feito por uma das analistas do Linha de Frente. Durante o programa vespertino, Paula Schmitt disparou que Flávio Dino só acabou sendo indicado para o Supremo Tribunal Federal para que uma “cota de obesidade” fosse preenchida. A fala da jornalista deixou a equipe do jornalístico em pânico e provocou uma intervenção da diretoria do canal, que se apressou para evitar problemas com o atual Ministro da Justiça, determinando que todos os demais programas do dia exbissem um pedido de perdão ao político.
“Eu não tenho grandes esperanças sobre ele no STF, não. Eu até admiro o fato dele ter sido colocado por uma cota, não foi isso? A obesidade… não sei se obesidade. Eu ouvi dizer que tem que ter a representatividade. Teve uma jornalista da CNN que falou sobre isso, acho que ela entrou por uma cota também, então eu sei que ela queria que ele fosse coleguinha de cota. Aí falaram que ele era pardo… as ideias assim que saem da cabeça de alguns jornalistas é uma coisa fascinante”, disse a articulista do Poder360, que tem feito participações na Jovem Pan por determinação de Tutinha.
Inconformado com a pouca diversidade nos programas de sua emissora, o herdeiro do conglomerado midiático determinou há alguns dias que os produtores do Linha de Frente convidassem mais mulheres para participar da atração, que mescla comentaristas fixos com analistas convidados. Schmitt caiu no gosto do público do canal de notícias depois de ter participado do Pânico em 23 de novembro, passando a ser vista por parte dos telespectadores como uma voz dos velhos tempos da empresa, em que Os Pingos nos Is tinha nomes como Guilherme Fiuza e Alexandre Garcia.
O comentário de Paula Schmitt, no entanto, provocou um pandemônio nos bastidores da Jovem Pan. O TV Pop apurou que no mesmo minuto em que a fala foi ao ar no Linha de Frente, uma das principais diretoras da emissora se apressou para pedir que o conteúdo fosse imediatamente suprimido das plataformas digitais do canal, além de ter convocado os demais executivos para pensar em uma forma de diminuir chances de uma nova retaliação do Governo Federal contra o canal de notícias. Além de ter sumido com a análise, a rede optou por apagar todo o programa de quarta.
No entanto, houve uma avaliação de que simplesmente sumir com a edição do Linha de Frente era uma solução pouco eficiente para as dimensões do problema. Diante disso, a diretoria ordenou que os apresentadores dos demais programas exibidos no dia lessem um extenso pedido de desculpas para Flávio Dino em nome da Jovem Pan, além de uma nota de repúdio contra a declaração da convidada do Linha de Frente. Confira a íntegra do texto lido pelos âncoras da emissora:
Nós temos um recado muito importante para você que acompanha a Jovem Pan em todas as plataformas. Hoje, no programa Linha de Frente, uma convidada fez um comentário preconceituoso sobre o ministro Flávio Dino. Todos que são convidados pela Jovem Pan tem liberdade para expressar seus pensamentos e ideias. Mas o Grupo Jovem Pan não compactua com nenhuma forma de preconceito. Por isso, nos desculpamos com o ministro Flávio Dino pelo pensamento, que avaliamos como equivocado e infeliz, da nossa convidada.
A seguir, confira o comentário censurado de Paula Schmitt no Linha de Frente: