A Globo promoverá neste domingo (10) uma homenagem de 50 anos do Esporte Espetacular. O programa é um dos mais antigos na televisão brasileira e estreou com a apresentação de Leo Batista aos sábados. A ideia da atração é relembrar alguns momentos importantes do programa.
Leo Batista estreou na Globo em 1970 e passou por diversas atrações até a estreia do Esporte Espetacular. “Eu fazia Jornal Nacional, Jornal Hoje, tudo o que tinha na Globo. Tudo que era novo me chamavam e eu tinha que assumir. Foi assim também com o Esporte Espetacular, em 1973. Eu já tinha uma certa experiência. Então, é aquela velha história: abriu a câmera, estou em casa. E foi assim que começou a minha história com o programa”, contou o comunicador para a Folha de S.Paulo.
O primeiro programa aconteceu com a transmissão ao vivo de um jogo de futebol em São Paulo, e do II Circuito Internacional de Tênis do Brasil, no Tijuca Tênis Clube. No início, a atração exibia esportes pouco populares no Brasil, como patinação no gelo, esqui e polo, competições como o rodeio Buffalo Bill e o campeonato mundial de Derby Demolição, no qual os carros deviam resistir ao maior número de batidas possíveis.
+ Globo desiste de A Vovó Sumiu e escolhe novo nome para substituta de Fuzuê
+ Maior vencedor do The Voice Brasil, Michel Teló alfineta: “Não vou lá pra brincar”
Segundo O Globo, o programa irá relembrar o encontro entre Josimar, ex-jogador do Botafogo, e o filho Josimar Júnior, promovido pela emissora em 2003. Na época, eles estavam há oito anos sem se ver e as reportagens acabaram mudaram a vida dos dois. Vinte anos depois, Eric Faria, repórter que conduziu a matéria, ficou emocionado em saber que os dois seguiram se vendo depois daquele encontro. Atualmente, o Esporte Espetacular é comandado por Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez. A apresentadora entrou na atração em 2018 no lugar de Fernanda Gentil. O apresentador está na atração desde 2019.