A Globo bateu o martelo e promoverá Eric Faria para comentarista em 2024. O repórter é um dos principais nomes do jornalismo esportivo da emissora e entrou no canal carioca em 1997 como estagiário. Dois anos depois, ele passou a cobrir a seleção brasileira. Em 2004, ganhou a primeira grande oportunidade com a Copa América.
“Tenho muito orgulho do que realizei como repórter, foram 25 anos na beira do campo ouvindo e vendo reações e comportamentos dos atletas e treinadores. Só que, mais do que isso, nesse tempo também aprendi a enxergar o jogo com os nossos comentaristas”, disse o comunicador para O Globo.
O jornalista pontuou que tem uma grande bagagem no campo e tentará utilizar isso nos comentários. “Agora, trabalhar com a minha opinião vai ser diferente. A minha expectativa é aliar todas as experiências que vivi como repórter com uma visão pessoal sobre o futebol. E nesse pacote tem que ter conhecimento técnico, comunicação fácil e paixão”, detalhou.
No final de novembro, a Folha de S.Paulo anunciou que Eric Faria estava fazendo alguns testes. A ideia é que ele participe de programas e transmissões de jogos no SporTV e também na TV Globo. Ocasionalmente, ele continuaria ajudando com apurações e furos de reportagem.
O comunicador chegou a ser destaque em setembro, quando teve um áudio vazado em que sugeriu que Jorge Sampaoli tem “problema cognitivo” por não repetir a escalação do time em um jogo do Flamengo contra o São Paulo. Ele também chamou o ex-comandante da equipe de imbecil. No áudio que repercutiu na internet, é possível notar que a conversa acontece durante o intervalo do jogo assim que o narrador Luís Roberto chama os comerciais.
+ Jovem Pan tem condenação mantida pela Justiça por ofensa contra ministro do STF
+ Sikêra Jr. diz que não tem nada para conversar com donos da RedeTV!
“Se vocês quiserem lembrar as duas melhores atuações do Flamengo com esse imbecil… Botafogo e Grêmio”, iniciou. “Amigos, o lateral-esquerdo foi para a seleção brasileira e desde que o Sampaoli chegou, não joga. O Ayrton Lucas, hoje, foi um corpo morto no jogo”, continuou. “Ele tem problemas de ver o jogo, de entender o que tem na mão. É inacreditável isso, cara. Isso aí é problema cognitivo. Só pode ser, gente. Ele poderia fazer a mesma escalação que jogou bem há 15 dias (contra o Botafogo). Ele não consegue repetir”, ironizou o jornalista.