O diretor e ator Daniel Filho é responsável por sucessos da teledramaturgia nacional como Irmãos Coragem (1971), Pecado Capital (1975) e Grande Sertão: Veredas (1985). Na madrugada da última quinta-feira (7), o também cineasta, produtor e roteirista lembrou histórias marcantes dos mais de 60 anos de carreira em entrevista para Pedro Bial no Conversa com Bial, da Globo. Com 44 anos de trabalhos apenas na emissora líder, ele relembrou uma visita que fez a Cuba ao lado de Regina Duarte.
O sucesso fez com que o artista contato com figuras conhecidas mundialmente, como o ex-presidente ditador Fidel Castro (1926-2016). Na companhia de Regina Duarte, protagonista de Malu Mulher (1979-1980), Daniel foi até o país da América Central devido à grande repercussão da produção brasileira. “Regina e eu fomos convidados para ir a Cuba. Acho estranho falar isso da Regina agora, mas ela andou em carro aberto com Cuba jogando flores nela”, disse ele.
+ CNN Brasil e Jovem Pan entram em guerra nos bastidores após polêmica com Flávio Dino
+ Lucas Souza aparece ao lado de Marlene Mattos e faz suspense sobre projeto
Daniel Filho contou que o encontro com Fidel Castro durou até a madrugada do dia seguinte. “É o homem mais importante e inteligente, ao menos no que me toca o sentimento, que eu conheci. É um prazer ter conhecido Fidel Castro”, disse ele. Na conversa com Pedro Bial, o diretor também falou sobre a decisão de deixar a Globo, em 1991. Ele negou que tenha sido demitido da emissora e pontuou que teve medo de que a ascensão profissional o deslumbrasse. “O poder é embriagador”, afirmou.
“Preciso saber quem sou sem essa cadeira que estou sentado. O tempo que vivi na TV Globo eu só comandava e não fazia nada. Queria ser eu! Era um homem que preparava as coisas, tinha uma equipe maravilhosa, mas achava que não pode um homem mandar em tanta gente, como eu mandava. Era um poder muito grande”, disse ele. Como produtor e diretor, o trabalho mais recente de Daniel Filho na Globo foi a série As Brasileiras, de 2012. No cinema, o último longa comandado por ele foi Tudo Bem No Natal Que Vem (2020), da Netflix.