Diretor de Esportes da Globo, Renato Ribeiro fez uma carta em homenagem aos 50 anos do Esporte Espetacular. A atração, que estreou em 8 de dezembro de 1973, é um dos mais antigos programas da televisão brasileira. O primeiro apresentador foi Léo Batista.
O texto foi obtido pelo UOL e relembra o começo da trajetória do esporte na Globo. “Imaginem, há exatamente 50 anos, como estava a equipe pioneira que botava no ar a primeira edição do Esporte Espetacular. A simplicidade do cenário – uma tapadeira verde mínima com o logo – mostra o retrato da época e das dificuldades que tiveram. Uma aventura”, começou o executivo.
“Até então, o Esporte na TV Globo se resumia a pouquíssimas transmissões esporádicas, como o amistoso Brasil x URSS, em 1965, ou a Copa de 1970. Não havia regularidade. O nascimento do Esporte Espetacular fez com que surgisse, ainda que pequeno, um departamento de esporte na empresa. Aquelas pessoas não sabiam, mas botaram o primeiro tijolo de algo que cresceu muito”, relatou.
O diretor detalhou o trabalho que a emissora faz para três canais e os documentários. “Talvez não acreditassem se alguém dissesse que hoje produzimos conteúdo para a maior TV aberta do Brasil, para o maior canal esportivo do país (na verdade, três canais!), para canais pay-per-view de futebol e lutas que são um sucesso para o maior portal de esportes. Fazemos de uma transmissão no horário nobre da TV Globo a um documentário no Globoplay”, afirmou Renato Ribeiro.
+ Fernanda Lima explica motivo para abandonar o Brasil e morar em Portugal
+ Repórter se demite da Globo após 17 anos para vender bolo que não cresce
“De um programa de debate no SporTV a um podcast. Imagens, textos, áudios, narrações, reportagens, informação, diversão e emoção há cinco décadas, espalhadas em diversas plataformas em linguagens diferentes. Tudo isso começou com aquele corajoso primeiro programa, no dia 8 de dezembro de 1973. O EE é o produto esportivo há mais tempo no ar na tv brasileira. Um orgulho”, comemorou.