A apresentadora Luciana Barreto pediu demissão da CNN Brasil nesta segunda (11). A jornalista, que era um dos poucos nomes remanescentes da formação original do canal de notícias, cansou de viver na ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro e decidiu se desligar da emissora, em que apresentava o telejornal vespertino Brasil Meio-Dia. Ela continua a frente do noticioso até o dia 27, quando deixará a empresa definitivamente. Em suas redes sociais, a comunicadora agradeceu aos executivos da rede por terem respeitado a sua decisão.
“Em 2019, em um 25 de julho, fui anunciada na CNN Brasil. Escolhi a foto do dia em que peguei meu crachá para anunciar que em breve vou deixar o canal que me acolheu nos últimos anos. Aprendi muito por aqui. Agradeço demais o respeito com que estão me tratando nesse momento. Seguimos juntos no Brasil Meio-Dia até dia 27. Espero vocês nesses últimos passos dessa jornada. Depois de muitos anos de ponte aérea, volto para o meu Rio de Janeiro”, anunciou Luciana em publicações feitas no seu perfil no X, o antigo Twitter.
No comando do Brasil Meio-Dia desde a estreia do telejornal, em setembro, Luciana Barreto passou por praticamente todos os telejornais da CNN Brasil. Ela começou a sua trajetória no canal de notícias como titular do extinto Visão CNN, ao lado de Cassius Zeilmann e Evandro Cini. Meses depois, foi transferida para o matinal Novo Dia, diretamente do estúdio do Rio de Janeiro, fechado depois de um dos incontáveis processos de readequação de gastos enfrentados pela rede. Novamente remanejada para a capital paulistana, a jornalista reassumiu a bancada do Visão CNN.
Em abril deste ano, Luciana assumiu o comando de uma nova versão de O Grande Debate, formato que fez sucesso nos primeiros meses da emissora. A atração, colocada no ar para frear os bons índices do Estúdio i (GloboNews) e do Pânico (Jovem Pan News), não deu certo e teve vida curta, sendo cancelada em setembro, quando deu lugar ao telejornal Brasil Meio-Dia — o programa de debates ganhou uma nova chance na programação, e foi novamente reformulado, sendo deslocado para o início da madrugada, passando a ser mediado por Leandro Magalhães.
Jornalista experiente, Luciana Barreto completará 47 anos em fevereiro de 2024. Ela já trabalhou nas principais Redações do país e começou sua carreira em 1999, como estagiária do Futura. No mesmo ano e ainda no Grupo Globo, se tornou repórter e apresentadora do GNT. Permaneceu no conglomerado até 2003, quando se transferiu para a equipe da Band e do BandNews TV, em que ficou até o final de 2004. No início de 2005, a comunicadora passou a integrar o time da então TVE, posteriormente rebatizada como TV Brasil, e seguiu no canal público até ir para a CNN Brasil.
A reportagem do TV Pop teve acesso ao memorando interno de Virgílio Abranches, vice-presidente da CNN Brasil, sobre a saída de Luciana Barreto. Confira a íntegra da mensagem:
Há algumas semanas, a âncora Luciana Barreto me procurou para manifestar seu desejo de, por razoes pessoais, voltar a morar no Rio de Janeiro. Após algumas conversas e acertos, chegamos a um acordo, e Lu deixará de fazer parte do nosso time de jornalismo neste mês de dezembro. Obviamente, lamentei a decisão da Lu, pois a CNN perde muito com a saída de uma profissional competente, dedicada, que foi uma das nossas primeiras contratadas e que nos ajudou a construir nossa empresa desde o início. No entanto, é mais que compreensível o desejo da Luciana de voltar a viver perto de sua família. Sendo assim, Luciana Barreto segue no comando do Brasil Meio-Dia até o dia 27 de dezembro. Após esta data, Muriel Porfiro assume de forma interina. Desejo a Lu que siga com grande sucesso e sorte em sua jornada. E reforço que a CNN Brasil continuará de portas abertas.