Contratada há um ano para melhorar a imagem da Jovem Pan News com o mercado publicitário, Patrícia Vidal foi demitida pelo canal de notícias nesta terça (12). A executiva, que atuava como diretora de Marketing e Redes Sociais, não conseguiu cumprir seus objetivos e não atraiu novos anunciantes para a emissora, que está com dificuldades de manter uma operação saudável desde que perdeu a monetização de seus canais no YouTube, em novembro de 2022. Ela é a segunda diretora dispensada pelo conglomerado em menos de uma semana.
A reportagem do TV Pop apurou que o desligamento de Patrícia partiu, mais uma vez, de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho — mais conhecido como Tutinha. Mesmo estando afastado publicamente das decisões do canal de notícias, o herdeiro do conglomerado midiático segue presente nos bastidores, atuando diretamente na montagem de uma nova programação para 2024 e autorizando demissões e contratações. Nos últimos dias, profissionais da Record e da CNN Brasil tem sido sondados para assumir cargos de chefia na rede. Ninguém, porém, aceitou até agora.
Profissional experiente, Patrícia Vidal foi contratada pela Jovem Pan News semanas depois da maior crise de imagem da empresa, que culminou com a desmonetização dos canais da companhia no YouTube. No comunicado oficial de sua contratação, em dezembro de 2022, o canal de notícias afirmou que a sua chegada aconteceria com “o objetivo de fortalecer a presença da emissora no mercado publicitário”. A movimentação, no entanto, não deu certo: o conglomerado jamais conseguiu atrair anunciantes suficientes para cobrir o rombo provocado pela plataforma de vídeos.
Com mais de duas décadas de experiência no mercado, Patrícia teve passagens marcantes pela Band, em que atuou como Coordenadora de Promoção e Eventos, e pelo Estadão, como Gestora de Crise e Marketing. Antes de acertar sua transferência para o conglomerado midiático da família Amaral, a executiva estava na Kallas Mídia, empresa especializada em criação de novas soluções e comercialização de espaços de publicidade out of home, como em aeroportos e centros comerciais — ela atuou como Head Nacional de Comunicação e Marketing da empresa entre 2017 e 2022.
Na semana passada, conforme noticiado em primeira mão pelo TV Pop, a Jovem Pan já havia demitido a jornalista Mariana Vasques, que atuava como diretora do Morning Show desde o início do ano. Ela havia sido escolhida para tocar a reformulação do programa matinal, que deixou o entretenimento de lado para se aproximar do formato de um telejornal, priorizando o noticiário de política e economia. As mudanças, ordenadas pela cúpula do conglomerado, derrubaram a audiência da atração e, consequentemente, provocaram a demissão da executiva.
A rede deverá promover mais mudanças em sua cúpula nas próximas semanas. Nos bastidores, comenta-se que a companhia finalmente chegou a um acordo para retomar a monetização de seus canais no YouTube a partir do início de 2024. Isso, no entanto, só acontecerá diante do compromisso de que a Jovem Pan News continue fazendo mudanças em sua linha editorial — a plataforma de vídeos sequer aceitou negociar com a empresa antes de ter certeza de que a antiga Jovem Pan não existia mais.