Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Proibido de exibir Chaves, SBT manda dublar filmes de Roberto Gómez Bolaños

Roberto Gómez Bolaños e Ramón Valdés em cena do longa El Chanfle, que será exibido pelo SBT
Roberto Gómez Bolaños e Ramón Valdés em cena do filme El Chanfle; SBT vai exibir longas do criador de Chaves (foto: Reprodução)

Compartilhe:

Em uma iniciativa para celebrar o legado do humorista Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador das icônicas séries Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979), o SBT prepara uma programação especial para 2024. De acordo com informações divulgadas pelo portal iG, o canal de Silvio Santos decidiu recorrer a filmes que tem o criador dos seriados como protagonista para não deixar passar em branco os 40 anos da estreia dos programas dele no Brasil.

As séries Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidas em pelo menos 20 países, em agosto de 2020, em razão de uma disputa entre a rede de televisão Televisa, que tem os direitos das fitas dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens. Na época, o SBT recebeu uma notificação do grupo de mídia mexicano para informar sobre a suspensão do contrato por “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.

+ Susana Vieira abre o jogo e diz que pode deixar a carreira de atriz: “Não sei o que será”
+ De saída da Record, Cesar Filho deixa Ana Hickmann emocionada com presente

Sem poder exibir Chaves e Chapolin, a emissora negociou diretamente com Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, responsável por cuidar das obras do pai, e adquiriu os direitos dos longas El Chanfle (1979), El Chanfle 2 (1982) e Música Del Viento (1988), que já estão em processo de dublagem. O objetivo do SBT é exibir as produções em janeiro para aproveitar o lançamento de Chaves: A Exposição, que será inaugurada no Museu da Imagem e Som, na zona oeste de São Paulo, em 5 de janeiro.

Recentemente, a atriz Florinda Meza, viúva de Roberto Gómez Bolaños, desmentiu os boatos de que teria proibido a transmissão de Chaves e Chapolin na televisão. A artista de 74 anos, que colaborou nas criações do marido, se mostrou disposta a resolver o impasse. Em vídeo publicado em uma rede social de fotos, ela lamentou que rumores tenham ganhado repercussão na internet. A intérprete de Dona Florinda disse ter respeito e afeto ao legado do marido. “Dizem que eu me oponho à transmissão dos programas de Chespirito. Total e absoluta mentira”, disse ela.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.