A Globo apagou do Globoplay, a plataforma de streaming da emissora, todas as temporadas do The Voice Brasil (2012-2023). A retirada dos episódios do serviço de vídeos do canal faz parte de um procedimento padrão em razão do fim do contrato de licenciamento da marca The Voice com a empresa holandesa ITV Studios, a dona do formato. Com a decisão, os programas que tiveram Tiago Leifert, Márcio Garcia, André Marques e Fátima Bernardes como apresentadores não poderão mais ser assistidos pelos telespectadores.
A informação foi publicada pelo site F5, da Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, não é a primeira vez que a Globo apaga das plataformas digitais conteúdo produzido originalmente por ela. Em 2021, com a saída do apresentador Fausto Silva, também houve o mesmo processo com o Domingão do Faustão (1989-2021). Na ocasião, a emissora explicou ao site Notícias da TV que “vários programas da TV Globo têm suas íntegras despublicadas após 180 dias. Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo, custos de armazenamento”.
+ Mickey se revolta com Quico da Tesla, e ESPN faz mudanças nas transmissões
+ Sandra Annenberg abre o jogo sobre carreira na TV: “Trabalhar mais que os homens”
A Globo decidiu não renovar o contrato de licenciamento do The Voice Brasil em razão da queda de audiência e repercussão do reality musical nos últimos anos. Desde a estreia no Brasil, em 2012, foram produzidas 22 temporadas, o que dá uma média de duas edições por ano. Além da versão tradicional, que teve 11 edições, houve oito temporadas do The Voice Kids e duas do The Voice+, com participantes idosos. O que também pesou na decisão de abrir mão do formato foi a baixa procura comercial.
Para substituir o The Voice, a Globo vai estrear o reality Estrela da Casa, formato original que mistura música e confinamento. “Diferentes fases e dinâmicas prometem movimentar a moradia dos músicos, que vão viver diante do público várias etapas da construção de suas carreiras enquanto enfrentam os desafios da convivência diária em confinamento”, disse a emissora em comunicado. O novo programa terá direção de gênero de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2024.