Nem mesmo a Globo foi capaz de reverter o cada vez maior desinteresse dos telespectadores por realities de confinamento. Apesar dos esforços da emissora, que fez uma das maiores campanhas publicitárias de sua história e promoveu mudanças no formato para evitar outro campeão apático, o BBB 24 teve a pior estreia da história da franquia Big Brother no Brasil. Nem mesmo a ajuda de Terra e Paixão, que teve o segundo melhor desempenho de sua história, foi capaz de fazer com que o público ficasse interessado pelo primeiro dia do confinamento dos famosos e anônimos.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o primeiro episódio da nova temporada do Big Brother Brasil teve média de 21,7 pontos entre 22h22 e 0h07. O número, apesar de representar um incremento considerável quando comparado com os índices normais da emissora nesta faixa horária, simboliza que o reality nunca teve tão pouco público em suas estreias. Até então, os recordes negativos da atração eram de 22,5 pontos, na temporada de 2019, e de 22,7, na edição exibida no ano passado.
A primeira noite do BBB 24 também teve pouca capacidade para reter telespectadores ao longo de suas quase duas horas de exibição. Em seu primeiro minuto, embalado pelos números obtidos por Terra e Paixão, o programa comandado por Tadeu Schmidt marcava 32,5 pontos na principal metrópole do país, com a sintonia de 54% dos televisores ligados na região. No último minuto, 17,0 pontos estavam assistindo ao reality show da Globo, que alcançava 44% das TVs ligadas na Grande São Paulo naquele momento, à 0h07.
Durante o confronto com o primeiro episódio da 24ª temporada do formato dirigido por Boninho, a vice-liderança de audiência entre as emissoras abertas pertenceu ao SBT, que registrou 3,3 com Cúmplices de Um Resgate, Programa do Ratinho e o esportivo Arena. A Band, com o filme Carga Explosiva – O Legado em Sessão Adrenalina Pura, teve índices acima do normal e ficou em terceiro lugar, com 2,5 pontos. A Record, com os minutos finais de Quando Chama o Coração, Pecado Mortal e a série Chicago P.D., se posicionou em quarto lugar, com 2,4 pontos de média.
Os dados de audiência apresentado nesta reportagem são prévios e estão sujeitos a alteração na consolidação dos dados, que acontecerá na manhã desta terça-feira (9). A reportagem do TV Pop apresentará, como habitual, os números finais da estreia do BBB 24 e dos demais programas da televisão brasileira assim que as informações forem consolidadas.