Chico Diaz levará o Padre Júlio Lancellotti como sua grande inspiração para Renascer, que estreia dia 22 de janeiro na tela da Globo. O ator dará vida ao Padre Santo, interpretado por Jofre Soares na versão de 1993, que tem papel importante na vida dos protagonistas da história. O artista contou na coletiva de imprensa que aconteceu nesta terça-feira (9), em que o TV Pop esteve presente, que teve como inspiração o líder religioso e alguns outros nomes para se preparar para o trabalho.
Na conversa com os jornalistas, o ator afirmou que teve o contemporâneo Padre Júlio Lancellotti e Dom Helder Câmara como inspiração para a nova novela das 21h. “Em busca desse caminho de consciência coletiva e mística, da compaixão, da misericórdia”, avaliou o ator de Renascer.
“Viver o Padre Santo tem sido uma oportunidade ímpar de reviver esse universo místico, que a mim muito me interessa. Discutir a palavra, o caminho e o reino de Deus, e também tonar nítida a importância que esse universo tem no Brasil”, continuou.
A inspiração de Chico Diaz em Renascer acontece em meio a uma CPI que atualmente investiga ONGs que atuam na área da Cracolândia, em São Paulo. Padre Júlio Lancellotti é um dos responsáveis por fazer ações de assistencialismo na região, que é bastante afetada pelo tráfico e consumo de drogas.
A versão de Bruno Luperi para a história de Benedito Ruy Barbosa ainda mostrará a trajetória de Padre Santo ao lado de José Inocêncio (Humberto Carrão) e o amor do coronel com Maria Santa (Duda Santos). O religioso também estabelecerá uma grande amizade com o jovem Pastor Lívio.
Renascer chega ao horário nobre da Globo após o sucesso estrondoso de Pantanal (2022). Assim como a trama que se passou no Mato Grosso do Sul, a nova novela terá Bruno Luperi adaptando uma história que o avô escreveu há mais de 30 anos. Na coletiva de imprensa, o autor garantiu que não se importa se o público sentir raiva pelas mudanças ou pela falta e mudanças que acontecerão na trama.
“A função de um autor de novela não é ser amado. Eu busco amor na minha esposa, na minha família. Aqui eu busco ocupar um papel”, afirmou. “Eu me resumo a esse papel de uma pessoa que resolveu adaptar um clássico. Minha intenção não é recriar, é adaptar para os dias de hoje. Eu respeito o autor que me precede, as histórias. Não estou aqui para reinventar a roda”, continuou.