A Globo exibirá na Tela Quente desta segunda-feira (15) o filme Pureza. Lançado em 2019, o longa-metragem é estrelado por Dira Paes, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Cláudio Barros, Sérgio Sartorio e Flávio Bauraqui. A Tela Quente começa depois da novela Terra e Paixão.
O filme conta a história de Pureza (Dira Paes) sai em busca de seu filho, Abel (Matheus Abreu), desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.
Gravado no Pará e em Brasília, o filme tem no elenco Dira Paes, a protagonista Dona Pureza, Matheus Abreu, interpretando seu filho, além de um elenco e narra a história real de uma mulher da cidade de Bacabal, do Maranhão, em 1993, que sai em busca do filho após ele desaparecer em um garimpo na cidade de Itaituba – PA, assim ela vaga de fazenda em fazenda e testemunha os abusos e absurdos de formas degradantes de trabalho, a partir disso Pureza inicia uma longa luta para denunciar o trabalho escravo, mobilizando entidades como a Pastoral da Terra e indo a Brasília pressionar o poder público.
Pureza denunciou o trabalho escravo que acontecia no Norte do país para três presidentes da República e em 1997 recebeu um prêmio de Direitos Humanos em Londres. Sobre o filme a atriz Dira Paes comentou: “Pureza enfrentou muitos desafios, foram vários dias sem se alimentar. O filme é sobre essa mulher em busca de seu filho e que acaba se deparando com o trabalho escravo contemporâneo no campo”.