NOVELA DA TARDE

A Gata: Resumo dos capítulos de 22 a 26 de janeiro

Logotipo da novela A Gata ilustra o resumo da novela
A novela A Gata é exibida de segunda a sexta, no bloco Novelas da Tarde, do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Quer saber em primeira mão o que vai acontecer nos próximos capítulos da semana da novela A Gata? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o resumo do que vai rolar em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 22 de janeiro
Capítulo 68
Durante o julgamento do Silencioso, este acusa Augusto de roubar lhe todos seus bens e de ter destruído sua família. Perla se lembra que anos atrás Augusto a confessou que preparou uma armadilha para tirar Fernando de seu caminho e ficar com toda sua fortuna. Inquieta, Perla pede para depor, mas o juiz a pede que espere ser solicitada. Esmeralda tenta tranquilizar Perla. Dona Rita diz estar triste por suas lembranças. O diretor do presídio diz a Tilico que não aceitarão reduzir sua pena. Perla diz a Esmeralda que tem medo que a maldade de Augusto seja a herança de seus filhos. Esmeralda diz que a maldade não é hereditária, pois Mariano, Paulo e Virginia são bons. Durante o julgamento, Augusto se declara inocente de tudo que o acusam e diz ao juiz ter um documento. Mariano diz ao juiz que o documento foi roubado. Paulo afirma que o que Mariano diz é verdade. Augusto os olha furioso e cai desmaiado. Paulo e Mariano se preocupam e dizem ao juiz que precisam levar Augusto ao hospital. O doutor diz a Paulo e Mariano que Augusto precisa com urgência de um transplante de fígado ou morrerá. Gisele diz a Paulo que liberará suas contas apenas se ele se casar com ela. Lorena diz a Augusto que Gisele está convencendo Paulo do muito que lhe importa sua saúde e que, casando se com ela, terá suas contas liberadas. Lorena diz a Augusto que ele pode morrer, pois é apenas um estorvo. Gisele diz a Paulo que assim que se casarem seu dinheiro estará disponível imediatamente. Paulo aceita.

Terça-feira, 23 de janeiro
Capítulo 69
Paulo aceita casar-se com Gisele, mas deixa claro que só o faz para que ela lhe devolva seu dinheiro e assim seja possível salvar seu pai. Esmeralda visita Inês na prisão para mostrar-lhe seu apoio e dizer que seu caso já está nas mãos de bons advogados. Inês, ingrata, responde que odeia Esmeralda e que entende que ela jamais a amou. Esmeralda responde que ela sim a ama como uma irmã. O doutor diz a Gisele que sua doença não tem cura, e para controlá-la deve tomar diariamente seu medicamento. Gisele responde que o que a fazia falta era o amor de Paulo e agora que ela o terá, não precisa mais de seus serviços. Esmeralda está angustiada porque pressente que Paulo fará algo e não quer lhe dizer. Ela diz a Perla que sentia como se ele estivesse se despedindo. Gisele diz a Virginia que se casará com Paulo e não a convidará, pois será algo íntimo. Esmeralda diz ao Doutor Penuela que sente como se sua vida estivesse desmoronando e não sabe a razão. Virginia chega e a revela que Paulo se casará com Gisele para que ela libere suas contas bancarias. Esmeralda diz que precisa impedir Paulo de cometer essa loucura. Gisele e Paulo se encontram e discutem. Gisele espalha um liquido tóxico pelo apartamento em que está com Paulo e diz que por ele nunca esquecer Esmeralda, prefere que eles morram juntos. Ela acende um fósforo e ateia fogo no local. Chegam Virginia, Centavinho, Esmeralda e Xavier. Gisele diz a todos que Paulo tentou matá-la. Paulo diz que Gisele precisa de ajuda, pois está louca. Esmeralda responde que ele também precisa de ajuda, pois iria se casar sem ao menos avisá-la. Eles acabam brigando. Lorena diz a Paulo que Augusto precisará ser operado imediatamente. Gisele diz a Lorena que ainda que não se suportem, precisam aliar-se para destruir Esmeralda. O doutor diz a Lorena que a cirurgia de Augusto foi um sucesso e agora os resta torcer para que o organismo de Augusto não rejeite o novo órgão.

Quarta-feira, 24 de janeiro
Capítulo 70
Lorena diz a Gisele que ela pode chantagear Paulo com sua enfermidade, para que ele não a deixe. O Padre Rivas diz a Esmeralda que Paulo esteve ali para pedir-lhe perdão e dizer que apenas aceitou se casar com Gisele para salvar a vida de seu pai. Esmeralda responde que ele deveria ter tido confiança nela desde o primeiro momento, mas agora já é tarde, pois está muito ferida para perdoá-lo. Esmeralda se esforça para caminhar. Tanto Xavier quanto Manuel a incentivam para que siga adiante, dizendo que Paulo e seus filhos precisam dela bem e de pé. Paulo pede perdão a Esmeralda. Ela o diz que o grande problema entre eles não é falta de amor, mas sim de confiança. Mariano e o Advogado Osório dizem ao Silencioso que o juiz decidiu-se a seu favor. Silencioso responde que sonhou tanto com esse momento que não sabe se ri ou se chora. Mariano diz que deve realmente se sentir feliz porque enfim se fez justiça e ele ficou livre de toda culpa. Lorena, sarcástica, diz a Augusto que o que tanto temia ocorreu, pois seu pior inimigo o venceu e seu próprio filho, Mariano, o deu as costas. Finaliza dizendo que seria melhor que ele morresse, pois já não vale mais nada. O Silencioso diz a Perla que por fim o juiz determinou sua inocência e seu nome está limpo para poder dá-lo a Esmeralda. Perla pede a Fernando um pouco de tempo para que Esmeralda e Paulo arrumem sua situação. Paulo procura Esmeralda. Ela diz que está muito decepcionada e ainda não se considera pronta para perdoá-lo. Paulo diz que vai voltar ali todos os dias para pedir lhe perdão. Lorena diz a Gisele que ela precisa seguir fingindo estar doente, pois Paulo é muito sentimental e jamais a deixaria. Paulo diz a Mariano que sente que essa nova separação de Esmeralda será definitiva, porque ela jamais aceitará que ele siga pendente de Gisele e não pode deixá-la assim tão doente como está. Esmeralda diz a toda sua família que tem algo a dizer-lhes. Ela lhes agradece todo o apoio que a ofereceram, se coloca em pé e caminha.

Quinta-feira, 25 de janeiro
Capítulo 71
Esmeralda consegue caminhar. Perla, Jacira e o Silencioso a observam emocionados. Esmeralda propõe a Jacira e Perla que passem um dia no campo. Gisele segue se fingindo de doente. Lorena a apoia e permite que ela vá até Esmeralda para chateá-la. Paulo diz a Mariano que segue longe de Esmeralda, pois ela não se mostra interessada em manter um diálogo com ele. Mariano diz ao irmão que ele precisa entender que a situação para Esmeralda é muito difícil, mas não deve desistir dela. Jacira, Esmeralda e Perla se divertem muito. Num descuido, deixam Paulinho sozinho e Gisele se aproveita para levá-lo. Ela o deixa próximo a um lobo para que o animal ataque o bebê. Esmeralda, Jacira e Perla se dão conta que Paulinho não está e se angustiam. Paulo chega e todos estão procurando pelo bebê. O Silencioso diz a Mercedes que Perla não atende o celular. Mercedes, para tranquilizá-lo, diz que elas devem estar passeando, já que Esmeralda já pode caminhar. Paulo encontra seu filho e o resgata. Esmeralda vê Gisele entre as arvores e a olha furiosa. Garibaldo diz a Gisele que viu tudo que ela fez e realmente ela deve ser uma mulher muito má, pois nem a ele ocorreria fazer mal a um bebê. Dona Rita diz que os vizinhos de edifício a tiraram de seu apartamento. Esmeralda diz a Paulo que foi Gisele quem levou seu bebê. Garibaldo diz a Gisele que ele também odeia Esmeralda e sugere que se unam para destruí-la. Paulo diz a Esmeralda que foi atrás de Gisele e não a encontrou em lado algum. Mariano diz ao Silencioso que a sentença já foi proferida e ele pode tomar posse de todos os seus bens. Silencioso responde que não tomara nada, basta seu nome limpo e todo o dinheiro será para ele, Paulo e Virginia. Mariano resiste em aceitar a oferta, mas o Silencioso diz que eles merecem. Damião diz a Esmeralda que se lembra dela desde quando eles eram crianças.

Sexta-feira, 26 de janeiro
Capítulo 72
Esmeralda diz a Xavier que Gisele quer prejudicar seus filhos, e por isso é melhor que ela parta da casa do Silencioso. Xavier diz a Esmeralda que há muita gente que a ama, e ela não pode desaparecer de uma hora pra outra. Esmeralda diz que ela pode aguentar qualquer ameaça, mas ataque a seus filhos não. Xavier diz a Esmeralda que alguém está ajudando Gisele a lhe fazer mal e ele acredita que essa pessoa seja Lorena. Esmeralda vai até a casa de Gisele para dizer que ela pode estar conseguindo enganar a todos, mas a ela não. Esmeralda diz estar certa de que ela foi quem tentou matar seu filho. Esmeralda esbofeteia Gisele. Mariano diz a Lorena que o Silencioso os devolveu a casa e todo o dinheiro. Augusto ouve e se enfurece, já que sente que isso foi como uma esmola do Silencioso. Lorena, hipócrita, diz que o Silencioso é mesmo um grande homem. Paulo exige que Xavier não se coloque entre ele e Esmeralda. Xavier responde que só apoia Esmeralda porque ela é incapaz de solucionar seus problemas sozinha. O Silencioso diz a Paulo que Esmeralda decidiu ir embora com seus filhos por medo que Gisele volte a tentar machucá-los. Tanto Perla como Jacira dizem a Paulo que Esmeralda vai porque ele não a apoia o suficiente. Perla diz que ele deveria acreditar em Esmeralda antes de que em qualquer outra pessoa. Esmeralda diz a Gisele que vai partir, mas se ela fizer mal a alguma das pessoas que ama, voltará para fazê-la pagar. Mariano também culpa Paulo por levar Gisele ao convívio de todos eles. Garibaldo diz a Inês que já se aliou a Gisele para destruir Esmeralda. O Silencioso diz a Gisele que acredita em Esmeralda e ela afirmou tê-la visto tentando fazer mal a seu bebê. Assim, deseja que ela se afaste de Esmeralda e seus netos, do contrário conhecerá o verdadeiro Fernando Santa Cruz.

A história da novela A Gata

A novela A Gata narra a história de Esmeralda, uma menina de 12 anos que vive em um bairro pobre e sobrevive recolhendo lixo. Desde pequena é amiga de Paulo, um menino de 15 anos, rico e que a defende dos ataques de outras crianças. Paulo sente compaixão por Esmeralda, e por isso fica indignado com Dona Rita, uma velha exploradora que cria Esmeralda e Centavinho, e os manda vender bugigangas e pedir dinheiro nas ruas. Esmeralda cresce como um animalzinho selvagem, mas tem uma doçura e um encanto que a fazem única.

Quando Paulo descobre que Esmeralda não aprendeu nem ler ou a escrever, passa a ensiná-la escondido de Lorena, sua mãe, quem sempre desprezou Esmeralda, pois quer que seu filho se case com Mônica, uma menina que cresceu como sua sobrinha, rica e esnobe. Mônica é a única garota a quem Lorena considera merecedora de Paulo. O que Esmeralda não sabe é que é a grande herdeira de um império e, ao crescer, vai trabalhar de telefonista na empresa que mais tarde será sua.

A reprise da novela A Gata vai ao ar de segunda a sexta, após o programa Fofocalizando, no bloco Novelas da Tarde, do SBT.

Os resumos dos capítulos da novela A Gata são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.

Leia mais