Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Rebaixado, Nilson Klava dá ataque de estrelismo na Globo e vira terror de colegas

Foto de Nilson Klava no estúdio do Jornal das 10
Nilson Klava no Jornal das 10 de sexta-feira (19), em seu último dia como âncora interino (foto: Reprodução/GloboNews)

Compartilhe:

Não convide Nilson Klava e Aline Midlej para ficarem na mesma mesa: a jornalista, que volta ao comando do Jornal das 10 na próxima segunda-feira (22), por muito pouco não teve o seu tapete puxado pelo “novinho da GloboNews” — como costuma ser jocosamente chamado nos bastidores da Globo. Ao longo dos últimos meses, o repórter especializado em política não poupou esforços para tentar ser efetivado no principal telejornal do canal de notícias. Ele chegou perto de assumir a bancada definitivamente, mas teve seus planos frustrados pela nova diretoria de Jornalismo.

Antes da virada do ano, Klava já se considerava o novo âncora do Jornal das 10: seu trabalho no noticioso foi constantemente elogiado por Ali Kamel, até então diretor-geral de telejornalismo. A GloboNews queria que o telejornal tivesse maior foco em política e em análises, e o novo apresentador conseguiu contribuir para isso. Limitado em outras editorias, mas habituado aos bastidores do poder, o repórter trouxe prestígio ao noticioso dentro e fora da tela. Na TV, o jornalístico ganhou público com poder aquisitivo. Fora dela, passou a fazer parte da agenda política em Brasília.

O retorno de Aline Midlej ao principal telejornal do canal de notícias da Globo era visto como improvável até o início deste ano: no Rio de Janeiro, a bancada do telejornal foi pintada de branco e passou a ser utilizada pelo Conexão GloboNews, enquanto o “puxadinho” que servia como cenário exclusivo do Jornal das 10 foi desativado. Enquanto isso, a emissora não poupava investimentos em Brasília. Além do novo cenário, também aproveitado pelos telejornais locais do Distrito Federal, até mesmo profissionais foram contratados para dar suporte ao novo momento do noticioso.

Promovido também ao rodízio de apresentadores do Jornal Hoje nos finais de semana, Nilson Klava já estava habituado a uma nova realidade como âncora de telejornais, tendo que lidar somente com o conforto do ar-condicionado dos estúdios. No entanto, o destino reservava um plot twist digno de blockbusters americanos ao jornalista. Dias depois da chegada de 2024, juntamente com a tomada de cargo do novo comando do Jornalismo da Globo, ele foi comunicado que a sua trajetória como âncora do Jornal das 10 chegaria ao fim ainda em janeiro.

Foto de Nilson Klava, Fátima Bernardes e Gabriela Scalabrini
Nilson Klava e Gabriela Scalabrini, em seu casamento, posam ao lado de Fátima Bernardes (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Até William Bonner virou argumento em piti de Nilson Klava

Klava ficou inconformado com a decisão: em suas últimas semanas como apresentador interino do telejornal, o “novinho da GloboNews” deu incontáveis pitis na frente de seus colegas de trabalho em Brasília. Não foram poucos os que testemunharam o jornalista dizendo, alto e em bom som, que não se enxergava mais como repórter e que se recusava a voltar para as ruas. Até mesmo o seu casamento com Gabriela Scalabrini, afilhada de batismo de William Bonner, foi invocado em uma crise, em que ele fez questão de explicitar sua proximidade com o âncora do Jornal Nacional.

Diversas fontes da reportagem do TV Pop asseguram ter visto o repórter dizer que Bonner já teria lhe assegurado uma vaga como apresentador do Jornal Nacional, e que justamente por isso seu retorno para as ruas não faria sentido. O jornalista, no entanto, parece ter se esquecido de que estar em uma bancada não é requisito prévio para fazer parte do time de plantonistas do jornalístico. Hélter Duarte, Mônica Teixeira e Paulo Renato Soares não são âncoras titulares de telejornais, e ainda assim fazem parte do time de apresentadores reservas do telejornal mais assistido do país.

Nilson Klava estava decidido a não fazer uma passagem de bastão para Aline Midlej na última sexta-feira (19). Ele só mudou de opinião depois que o TV Pop entrou em contato com a Globo para ter um posicionamento, dele e da emissora, sobre os bastidores do Jornal das 10 nos últimos dias. Já ciente sobre a reportagem e avisado sobre as informações que estariam neste texto, o repórter recuou e decidiu fazer um texto sobre o seu período de interinidade no telejornal da GloboNews. Confira:

Foi uma uma honra e uma imensa responsabilidade cuidar do J10 para a Aline Midlej depois da chegada da Celeste, durante estes seis meses de licença-maternidade. Além de grande profissional, Aline é uma parceira incrível, me acolheu com muito afeto e generosidade. Lembro de uma conversa nossa em que ela me disse: curta o processo. E assim foi. Abracei essa missão linda com muito amor e carinho. Aprendi demais e saio transformado dela, com o coração preenchido, cheio de gratidão por tudo e de memórias lindas, que compartilho aqui.

Eu só tenho que agradecer. A você que nos acompanha diariamente na GloboNews, obrigado pelo carinho; e a tantos amigos queridos que dividiram estes dias ao meu lado, obrigado pela parceria e afeto. No ar e nos bastidores. Na segunda foto, tem boa parte do nosso grande time de Brasília. Amigos que tanto admiro e com quem tanto aprendo. Muito obrigado por tudo!!! Aline, minha amiga, uma volta linda e iluminada para você!!! Estamos juntos sempre!!! Obrigado, obrigado e obrigado!!!

A mudança de posicionamento de Nilson Klava também coincidiu com um recuo da direção da Globo: até então, ele voltaria para a reportagem já a partir de segunda. A emissora, porém, decidiu voltar atrás e manterá o “novinho da GloboNews” como âncora por mais algum tempo. Na segunda-feira, ele estreará como âncora do GloboNews Mais, cobrindo férias de Júlia Duailibi. E assim será enquanto o jornalista não tiver uma bancada para chamar de sua. Ele já foi avisado que sua principal função a partir de agora será cobrir férias e ausências dos âncoras de todos os telejornais.

A espécie de “promoção” pode ter servido para acalmar o jornalista, mas também serviu para alimentar a revolta de vários outros repórteres. Profissionais que já atuavam como reservas imediatos dos apresentadores da GloboNews também foram avisados de que perderam seus postos para Nilson Klava, e que passariam a ser convocados para a apresentação de telejornais apenas nos finais de semana, em esquema de plantão. Diversos profissionais preteridos pelo suposto queridinho de William Bonner não ficaram nada felizes com a mais nova furada de fila do menino prodígio.

Consultada sobre os temas abordados neste texto, a Globo — diferentemente do que costuma acontecer em casos como esse — sequer tentou se estender para tentar defender o jornalista. Em nota enviada ao TV Pop depois de ter pedido mais prazo para responder aos questionamentos, a Comunicação da emissora se limitou a dizer que as informações não procedem. A reportagem, porém, mantém todas as informações publicadas neste texto.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.