Rafael Cardoso deixou a Globo depois de 15 anos de trabalhos anuais na emissora carioca. O fim do contrato com o canal iria até abril, mas a empresa optou por encerrar no final de 2023. A informação é do O Globo. O último trabalho do artista foi uma participação como amante de Agatha (Eliane Giardini) em Terra e Paixão.
O artista, no entanto, não ficará parado e irá atuar no cinema. O comunicador protagonizará Festival de Barretos, com argumento de Claudio Torres Gonzaga e Marcio Trigo, que também assina a direção. A trama é sobre um amor proibido.
O começo da carreira de Rafael Cardoso na Globo foi em O Profeta (2007) com uma pequena participação, logo depois ele engatou em Minha Nada Mole Vida (2007) e A Diarista. O contrato chegou quando ele foi escalado para atuar em Beleza Pura (2008) como Klaus. No ano seguinte, Rafael Cardoso já entrou para o elenco de Cinquentinha (2009), uma minissérie.
Em 2010, o ator viveu Jorge Bianchi em Ti Ti Ti. No ano seguinte, ele fez parte da novela A Vida da Gente e atuou como Rodrigo Macedo. Ele esteve no elenco de Lado a Lado (2012) como Alberto Camargo. Viveu Viktor em Joia Rara (2013) e Vicente em Império (2014). Atuou em Além do Tempo (2015), Sol Nascente (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017), Espelho da Vida (2018), Salve-se Quem Puder (2020) e Cara e Coragem (2022).
+ Lázaro Ramos fala sobre internação por estafa: “Me recuperando bem”
+ Cristianne Fridman envia nova sinopse para a Globo depois de ter projeto rejeitado
Em 2022, Rafael Cardoso foi anunciado como o vilão da novela Amor Perfeito, trama protagonizada por Camila Queiroz. Poucos dias depois, o ator anunciou que se separou de Mari Bridi depois de 15 anos. A turbulenta separação fez com que ele conversasse com a Globo e fosse afastado do projeto.
“Pedi para sair por conta de tudo que tava acontecendo. Para você tá fazendo trabalho uma novela, que demanda muito tempo… eu estava mudando de casa, chegando em casa nova, acertando toda a parte judicial de separação, um monte de coisa. Nunca tinha negado uma novela. Sentei para conversar com a equipe de RH da Globo e todo mundo achou melhor. Na minha vida eu não faço nada pela metade”, afirmou ele para a Caras.