A atriz Jandira Martini morreu nesta segunda-feira (29), aos 78 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais na manhã desta terça-feira (30), por amigos da artista, como o ator Marcos Caruso. A eterna Zoraide, de O Clone (2001), lutava contra um câncer no pulmão.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, lamentou Marcos Caruso.
Jandira Martini nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, e fez papéis marcantes na televisão. O início da trajetória da artista foi em Braço de Ferro (1983) como Celina. Três anos depois, a atriz entrou para o elenco de Roda de Fogo (1986), escrita por Lauro César Muniz e Marcílio Moraes. No ano seguinte, ela entrou para o elenco da novela Sassaricando e interpretou Teodora Abdala, uma mulher rica, que levava tudo com firmeza, menos a relação com a filha Fedora.
Em 1994, Jandira Martini atuou em Éramos Seis como Genuína. Esteve na novela Sangue do Meu Sangue (1995), Brava Gente (1996) e na minissérie Os Maias (2001). No mesmo ano, atuou como a Zoraide em O Clone, a mulher que foi babá de Jade (Giovanna Antonelli) e, depois, voltou para o Marrocos com a família de Latiffa (Letícia Sabatella). A atriz interpretou Puja em Caminho das Índias (2009), atuou em Escrito nas Estrelas (2010), Morde & Assopra (2011) e Salve Jorge (2012). A novela de Gloria Perez foi a última novela da artista, que se dedicou ao teatro.