O ator Miloš Biković foi demitido pela HBO e está deixando o elenco da terceira temporada de The White Lotus, depois de uma reclamação do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia. Por meio das redes sociais, o artista confirmou a demissão e afirmou que isso “pode criar um precedente perturbador que obscurece a essência da liberdade artística”. Segundo um porta-voz do canal por assinatura, o papel interpretado pelo profissional desligado passará por uma reformulação.
No final de janeiro, o gabinete de relações exteriores fez uma publicação no X, antigo Twitter, afirmando que o ator sérvio, com cidadania russa, “tem apoiado a Rússia desde o início da invasão em grande escala”, questionando o canal sobre a escalação de Miloš para a trama. “Está tudo bem para você trabalhar com uma pessoa que apoia o genocídio e viola o direito internacional?”, pergunta o governo em sua mensagem.
O artista afirmou por meio das redes sociais que foi alvo de uma campanha difamatória. “Hoje, foi desencadeada uma campanha direcionada contra mim”, lamentou o ator demitido pela HBO, afirmando que o caso se trata de uma “manobra externa para influenciar decisões que podem criar um precedente perturbador que obscurece a essência da liberdade artística. O resultado de tal narrativa é o triunfo do absurdo e a derrota da arte”.
“Tive a honra de ser escolhido para fazer parte de White Lotus, uma série de TV que tenho em grande estima e com colegas que respeito profundamente. No entanto, a minha participação não é possível por motivos alheios ao domínio da arte e não me curvarei a nenhuma narrativa que procure comprometer a minha integridade”, desabafou Miloš Biković, desejando sucesso aos atores que continuam no elenco da trama.
“Gostaria de agradecer a todos que estiveram ao meu lado. Desejo aos meus colegas muito sucesso na criação da próxima temporada”, comentou Biković. “Independentemente de tudo, acredito fortemente que a arte pode curar. Acredito que pode ajudar a humanidade a se unir. Minhas crenças e minha dedicação à arte permanecerão inalteradas”, finalizou o artista.