A SIC, canal português, está sendo condenada pela Entidade Reguladora de Comunicação Social (ERC) por violar a Lei da Televisão. A emissora exibiu em 11 de dezembro de 2019, durante um episódio do programa Casados à Primeira Vista, alguns participantes muito próximo ao limite de um penhasco em Cabo da Roca.
A reguladora considerou que as imagens poderiam colocar “em risco a vida de muitos jovens que não tenham consciência e responsabilidade para avaliar a estupidez”. A Entidade Reguladora de Comunicação Social instaurou um processo contra a emissora portuguesa e indicou que o tipo de conteúdo é “suscetível de influir [exercer influência] de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes” e só pode ser exibido entre às 22h30 e 06h.
A produção foi exibida em 2019 às 19h30. A ERC decidiu que a multa se fixaria em 12 mil euros (cerca de R$ 65 mil). Os envolvidos na situação que fez com que a emissora fosse multada envolveu os participantes Hugo Dias, Inês, Bruno Fernandes e Tatiana Oliveira.
Qual é o formato do reality Casados à Primeira Vista?
A produção do reality show da SIC mostra pessoas comuns que estão procurando amor e se casam com desconhecidos. Em casa, os telespectadores acompanham o casamento, a lua de mel e as primeiras semanas dos participantes enquanto casal.
+ Marcius Melhem perde ação por danos morais contra Dani Calabresa na Justiça
+ SBT estreita relação com Ratinho e prepara estreia de dominical produzido por ele
A atração é comandada por Diana Chaves. O programa também conta com um painel de especialistas da área da psicologia que selecionam os casais. A emissora opta por especialistas em comunicação, terapia de casal, aconselhamento sexual e intimidade. O programa português é uma adaptação do formato Married at First Sight.