ASTRO DA DRAMATURGIA

Filhas de José Wilker doam 18 mil itens de acervo do ator a museu no Rio

Foto de José Wilker em Amor à Vida
José Wilker morreu em 2014, depois de trabalhar na novela Amor à Vida (Foto: Divulgação/TV Globo)

Dez anos depois da morte de José Wilker (1944-2014), as filhas do artista doaram um acervo com cerca de 18 mil itens ao MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro para pesquisa. As duas herdeiras, Mariana e Isabel Wilker, reuniram um catálogo artístico cheio de história para que o museu possa estudar e catalogar. De acordo com o portal do MIS, a ideia é que será possível realizar consultas e pesquisas sobre o acervo até o fim de 2024. 

“O MIS está em festa pela cultura brasileira. A filha do ator José Wilker, Mariana Vielmond, assinou o termo de Doação de Bens Patrimoniais. O documento concede ao MIS RJ a salvaguarda de itens que pertencerem a um dos mais importantes personagens da dramaturgia nacional” afirmou a página do museu no Instagram.

“O termo foi assinado também pelo presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, na cerimônia que contou com a secretária de Cultura, Danielle Barros”, continuou o MIS. “A satisfação por receber essa doação é imensa. Ela permitirá que o rico acervo de José Wilker fique acessível a pesquisadores e admiradores da arte brasileira. O ator tem uma história que jamais será esquecida e que se tornou uma herança para a cultura nacional”, afirmou Cesar Miranda.

+ Erick Brêtas deixa a Globo; Globoplay é entregue para diretor especializado em finanças
+ Terror da Record, Domingo Legal vira programa de auditório mais sintonizado do SBT

O contrato oficializa a doação de aproximadamente 18 mil itens entre livros, DVDs e CDs que pertenciam ao ator e agora farão parte da coleção Na cabeça do Zé – O acervo de José Wilker. As herdeiras do ator doaram cerca de oito mil livros, mais de quatro mil DVDs e cinco mil CDs. “É um tema que vai gerar uma enorme procura, pela importância de José Wilker para a arte nacional e mundial, e também pelo conteúdo em si, que é extremamente rico”, disse Cesar Miranda.

O último trabalho de José Wilker antes de morrer foi em Amor à Vida (2013), como o médico Herbert Marques. O personagem fazia parte do núcleo de Ordália (Eliane Giardini) e Gina (Carolina Kasting).

Leia mais