Apenas uma semana depois de ter conquistado o seu pior desempenho em nove edições, o Caldeirão conseguiu alcançar uma nova marca negativa para a sua trajetória. Desta vez, o programa de Marcos Mion marcou a segunda pior audiência de sua história e sequer conseguiu ter mais audiência do que a primeira edição do telejornal SPTV. A atração, cada vez mais criticada pelo público nas redes sociais, sucumbiu diante da combinação explosivo do calor com o Carnaval paulistano, escapando de ter o pior ibope desde a sua estreia por uma diferença de apenas dois décimos.
Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que o Caldeirão teve a sintonia de pouco mais de 20 em cada 100 aparelhos de televisão sintonizados na principal metrópole do país, tendo o pior desempenho de toda a programação levada ao ar pela Globo ao longo de sábado. Em termos médios, o programa marcou 9,3 pontos em seu horário completo, entre 16h21 e 18h33. O índice só supera os 9,1 anotados em 15 de julho de 2023, em um dia que a atração sequer foi ao ar em sua faixa normal.
O que você precisa saber
- Em seu primeiro dia, SBT Folia (1,7) levou sufoco até do Fala Que Eu Te Escuto (1,0);
- Afetada pelo feriado de Carnaval, Renascer (21,2) teve seu capítulo de pior audiência;
- Pela 1ª vez ao vivo, Programa do João (1,3) marcou seu menor ibope do ano.
A baixa nos índices, apesar de potencializada pela folia na principal metrópole do país, não pode ser apenas associada ao Carnaval — sequer foi a primeira vez que o formato de Marcos Mion teve que disputar público com os bloquinhos paulistanos. O apresentador, aclamado pelo público quando contratado pela Globo, passou a ser alvo de várias críticas dos telespectadores, que reclamam da mesmice dos quadros do Caldeirão desde a estreia, no final de 2021. O seu comportamento, que segue exageradamente verborrágico e elogioso com a emissora, também surge entre as queixas.
Mesmo com números cada vez mais fracos, o Caldeirão continua agradando os executivos da Globo por conta de seu desempenho comercial: auxiliado pela fase ruim das concorrentes, que optam por exibir jornais policiais e enlatados na maior parte do confronto com o programa, a atração continua sendo queridinha do mercado publicitário. Mion, apesar de distante de sua melhor fase nas redes sociais, renovou seu contrato com a rede no final do ano passado, e permanecerá na empresa pelo menos até 2027 — vínculos tão longos tem sido cada vez mais raros na líder de audiência.
Em dia de calorão, Caldeirão desce a ladeira
- Horário de exibição: entre 16h21 e 18h33;
- 9,3 de média, 12,5 pontos de pico e 22,3% de share;
- Programa menos sintonizado da Globo durante o sábado;
- Queda de 21% na comparação com os quatro sábados anteriores;
- Segundo pior ibope da história da atração, a frente dos 9,1 de 15 de julho de 2023;
- Perdeu a liderança para as plataformas de streaming, que marcaram 11,3 de média.
Confira as audiências obtidas pelas atrações das principais emissoras de TV neste sábado (10):
MÉDIA 24h | 9,4 |
Globeleza: Desfiles de São Paulo - 1ª Noite (continuação) | 6,4 |
É de Casa - Primeira Manhã | 6,3 |
É de Casa - Segunda Manhã | 6,1 |
É de Casa - Terceira Manhã | 9,5 |
SP1 | 9,5 |
Globo Esporte | 10,3 |
Jornal Hoje | 9,5 |
Glô na Rua | 8,5 |
Sessão de Sábado: Dr. Dolittle | 8,6 |
Caldeirão com Mion | 9,3 |
Elas por Elas | 12,7 |
SP2 | 15,1 |
Fuzuê | 16,4 |
Jornal Nacional | 18,7 |
Renascer - Horário especial | 21,2 |
Big Brother Brasil 24 - Horário especial | 19,3 |
Globeleza: Desfiles de São Paulo - 2ª Noite | 8,3 |
MÉDIA 24h | 3,2 |
Igreja Universal | 0,3 |
Brasil Caminhoneiro | 0,8 |
Fala Brasil - Edição de Sábado | 3,0 |
The Love School | 2,2 |
Balanço Geral SP - Edição de Sábado | 3,6 |
Igreja Universal | 4,1 |
Balanço Geral SP - Edição de Sábado | 4,8 |
Cine Aventura: A Torre Negra | 3,6 |
Cidade Alerta - Edição de Sábado | 5,9 |
Jornal da Record - Edição de Sábado | 6,0 |
Cidade Alerta - Edição de Sábado à Noite | 5,2 |
Super Tela: O Vizinho | 4,1 |
Chicago Med | 2,5 |
Fala Que Eu Te Escuto | 1,0 |
Igreja Universal | 0,6 |
MÉDIA 24h | 2,4 |
Sábado Animado | 2,3 |
Sábado Série | 2,6 |
Cinema em Casa: O Apocalipse | 3,7 |
Programa Raul Gil | 2,6 |
SBT Brasil | 3,2 |
Esquadrão da Moda (reapresentação) | 3,1 |
Sabadocine: O Grande Truque | 2,7 |
SBT Folia | 1,7 |
Notícias Impressionantes | 1,5 |
SBT News na TV | 1,6 |
MÉDIA 24h | 0,9 |
+info | 0,3 |
Vendo na TV | 0,2 |
Band Kids | 0,2 |
Vem Comigo | 0,2 |
Band Kids | 0,2 |
Jovens Sonhadores | 0,2 |
Galinha Morta | 0,2 |
Brasil que Faz | 0,1 |
Casa Decorada | 0,0 |
Acelerados | 0,1 |
Você Torceu Aqui | 0,2 |
O Melhor do UFC | 0,2 |
Agro, do campo pra você | 0,6 |
Mundo dos Negócios | 0,4 |
De Olho no Carioca | 0,3 |
Band Esporte Clube | 0,7 |
Campeonato Carioca: Flamengo x Volta Redonda | 2,0 |
Brasil Urgente - Edição de Sábado | 2.8 |
Brasil Urgente SP - Edição de Sábado | 3,1 |
Jornal da Band | 2,9 |
Programa do João | 1,3 |
Band Folia: Carnaval de Salvador | 0,8 |
Band Folia: Série Ouro do Rio de Janeiro | 0,2 |
MÉDIA 24h | 0,3 |
Igreja Universal | 0,3 |
Ultrafarma na TV | 0,3 |
Verdade e Vida | 0,3 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,3 |
Polishop | 0,2 |
Vitória em Cristo | 0,1 |
Verdade e Vida | 0,1 |
Polishop | 0,0 |
A Voz de Deus | 0,0 |
Ultrafarma na TV | 0,0 |
Igreja Universal | 0,2 |
Assembléia de Deus do Brás | 0,2 |
Hora do Viva | 0,1 |
De Bem com a Saúde | 0,1 |
Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Bayern de Munique | 0,5 |
De Bem com a Saúde | 0,1 |
Festival RedeTV! Plus | 0,2 |
Dr. Hair | 0,1 |
Ultrafarma na TV | 0,1 |
RedeTV! News - Horário especial | 0,3 |
Show da Fé | 0,2 |
Bastidores do Carnaval | 0,8 |
Mega Senha Power | 0,6 |
Bastidores do Carnaval | 0,7 |
Ultrafarma na TV | 0,3 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,1 |
Igreja da Graça | 0,0 |
Cheiro de Galpão | 0,0 |
Cada ponto representa 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos na Grande São Paulo.
Dados cedidos pelas emissoras