SOL DE VERÃO

Globo disponibiliza novela que quase foi cancelada por morte de ator

Foto da novela Sol de Verão, da Globo
Novela Sol de Verão é disponibilizada no Globoplay (foto: Reprodução/Globo)

A Globo disponibilizou oito capítulos da novela Sol de Verão (1982), trama de Manoel Carlos, com o projeto Fragmentos, que relança capítulos de produções dos anos 1970 e 1980. A produção, que está no Globoplay, teria 155 capítulos quando a morte de Jardel Filho (1927-1983), vítima de um ataque cardíaco, fez com que o autor e toda a equipe tivessem dúvidas sobre a continuidade da história.

Na novela Sol de Verão, Jardel Filho interpretava Heitor. A morte do ator fez com que a direção da Globo precisasse encomendar uma pesquisa com o público para saber se deveria dar continuidade ou não à produção. Segundo o acervo da Globo, a maioria dos entrevistados achou que a novela deveria permanecer no ar. No entanto, Manoel Carlos, que era muito amigo do artista, alegou que se sentia impossibilitado de concluir a trama.

+ Paulo Vieira ganha promoção na Globo e leva programa solo para a TV aberta
+ Depois de quatro anos, Malhação pode ganhar uma nova temporada

Com o impasse, a emissora optou por dar continuidade a novela, mas apressou o final da trama. Lauro César Muniz foi chamado para escrever os 17 capítulos finais e contou com a assessoria de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006). Para justificar o sumiço do personagem, a solução encontrada foi uma viagem repentina que o protagonista precisava fazer à Holanda. A história contava com um elenco de peso como Irene Ravache, Tony Ramos, Débora Bloch, Beatriz Segall (1926-2018), Gianfrancesco Guarnieri, Cecil Thiré (1943-2020) e Yara Amaral (1936-1988) nos papéis principais.

Foto de novela da Globo
A Globo disponibilizou oito capítulos de Sol de Verão, trama com Jardel Filho e Irene Ravache (foto: Reprodução/Globo)

História da novela Sol de Verão

Sol de Verão contava a história de Rachel (Irene Ravache), uma mulher infeliz no casamento e que decide se separar do empresário Virgílio (Cécil Thiré) para ir atrás da própria felicidade. Ela sai de Petrópolis e se muda para a casa da mãe, Laura (Beatriz Segall), em Ipanema. E é lá que ela encontra o seu grande amor: o rude Heitor (Jardel Filho), dono de uma oficina mecânica. Ele mora com a irmã, Irene (Beatriz Lyra), em um sobrado antigo, um dos principais cenários da novela.

Leia mais