PREOCUPAÇÃO

Globo teme por baixa audiência nas Olimpíadas de Paris sem futebol masculino

Foto de jogadores do Brasil e da Argentina em jogo pré-Olímpico
Globo se preocupa com ausência do futebol masculino das Olimpíadas de Paris (Foto: Joilson Marconne/CBF)

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Mesmo com a expectativa de faturar alto comercialmente durante os Jogos Olímpicos de Paris, em julho, a Globo demonstrou preocupação em relação ao futebol. A seleção masculina não garantiu uma vaga depois de perder para a Argentina por 1 a 0, no Pré-Olímpico, no dia 11 de fevereiro. A emissora garantiu, até hoje, os recordes de audiência na TV com a exibição dos jogos de futebol da seleção masculina durante as Olimpíadas, por isso avalia que pode ter uma média bem inferior à esperada sem a equipe masculina.

De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Globo apostava nos jogos do futebol masculino para se vender aos patrocinadores e ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Apesar da seleção olímpica ser composta por jogadores com menos de 23 anos em sua maioria e sem contar com as grandes estrelas, tanto a Globo quanto a Record, que também já exibiu os Jogos Olímpicos na TV aberta, apostavam nessa modalidade para aumentarem a média de audiência. Os jogos femininos, vale ressaltar, estão aprovados para as Olimpíadas de Paris.

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Nos jogos de Pequim, em 2008, Brasil x Argentina marcou 21 pontos de audiência na Grande São Paulo pela Globo. Em 2012, nos Jogos de Londres, na final em que o Brasil perdeu para o México, a Record garantiu 17 pontos de média e 21 de pico. O recorde da Globo veio em 2016, nos Jogos do Rio, quando o Brasil garantiu a primeira medalha de ouro, na final contra a Alemanha. Em São Paulo, foram 38 pontos de média com 43 de pico. No bicampeonato em Tóquio, em 2021, foram 21 pontos de média com picos de 24.

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