Visando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Globo Repórter de sexta-feira (8) terá o apoio de quatro mulheres do jornalismo. Além de Sandra Annenberg, apresentadora oficial da atração, o programa contará com Ana Paula Araújo, Dulcineia Novaes, Aline Aguiar e Zileide Silva.
A ideia do formato é contar a histórias de mulheres que, inspiradas por outras, criaram projetos para promover a capacitação feminina. As jornalistas farão reportagens em diversos locais do território nacional: Ana Paula Araújo no Rio de Janeiro, Aline Aguiar em Belo Horizonte, Dulcineia Novaes em Curitiba e Zileide Silva, em Brasília. Sandra Annenberg cuidará da apresentação e fará uma reportagem na capital paulista. A informação é do O Globo.
Na emissora desde 1991, a jornalista assumiu o Globo Repórter em 2019. “É um programa de exemplos. As mulheres ainda vivem muito à sombra do machismo, da competição feminina e o programa imprime a importância da gente se ajudar. Quando uma trabalha pela outra, todas se levantam. Todas nós podemos ser salvas pelas mãos de outra mulher. É um programa em que a voz feminina foi ouvida e falada a todo o tempo. É um programa de mulheres para mulheres”, detalhou Sandra Annenberg.
+ Depois de 37 anos, Fátima Bernardes é demitida pela Globo
+ Esperando por Cesar Filho, SBT Brasil é humilhado pela Record e fica atrás até da Band
Em 2023, o programa comemorou 50 anos. Na época, a apresentadora comemorou a oportunidade de trabalhar no formato que só tinha sido comandado por uma única mulher, Glória Maria (1949-2023). A produção é conhecida por conter os medalhões da emissora. “É sobre gente, sobre o ser humano, sobre as relações, as transformações, as mudanças de vida. É sobre aprendizado. Eu só tenho a agradecer. Obrigada, Globo Repórter, por me permitir viver tanta experiência. Vida longa ao mais longevo programa jornalístico da TV Globo”, disse Sandra Annenberg, na ocasião.