Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de rim, na última segunda-feira (26), em São Paulo, e a família do comunicador usou as redes sociais para explicar os motivos pelos quais o veterano teve prioridade no transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde. O esclarecimento foi feito na página Faustão do Meu Coração, criada por Luciana Cardoso, mulher de Faustão.
A publicação cita uma portaria do governo do estado de São Paulo sobre os transplantes. “No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido”, afirmou a página ao relembrar que Fausto Silva passou por um transplante de coração em agosto de 2023. Nos meses seguintes, ele passou por vários exames para verificar a aceitação do corpo em relação ao novo órgão. O apresentador ocupava o segundo lugar, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, quando foi para a cirurgia.
+ Globo engaveta novela de Aguinaldo Silva e mantém autor fora do ar
+ Repórter é empurrada ao vivo e apresentadora pede que cinegrafista não pare de gravar
Faustão entrou na fila de transplante de rim no dia 6 de fevereiro, ocupando a 13ª posição da lista. Ele foi submetido ao procedimento 20 dias depois. Em nota, o órgão deu detalhes sobre a fila e a posição em que o paciente estava antes de ser operado. “A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente Fausto Silva foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26/2), cumprindo os critérios de priorização. Fausto Silva encontrava-se como 13º na lista para procedimento”, afirmou.
Os familiares de Faustão já tinham falado sobre o problema grave que o apresentador apresentava nos rins. Desde agosto de 2023, o famoso passava por hemodiálise, que serve para retirar o excesso de líquido do corpo devido ao comprometimento dos rins.