Patrocinadores de futebol na Globo estão incomodados com a demora das duas ligas de clubes de futebol do país, Libra e Liga Forte União, para definirem como e para quem venderão os direitos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2029. Algumas empresas, como o Itaú, precisam de informações antecipadas para comprarem pacotes comerciais do futebol na líder de audiência. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, os investidores demonstraram insatisfação com a indefinição em uma reunião na emissora na última quinta-feira (29).
Apesar da Globo só passar a anunciar os pacotes comerciais a partir de outubro ou novembro, os investidores preferem negociar a compra dos pacotes comerciais com muita antecedência. O Itaú é o principal investidor do Brasileirão desde 1992, por isso a exigência de definição no acordo. Atualmente, o Campeonato Brasileiro possui o pacote publicitário mais rentável da televisão brasileira, com arrecadação de R$ 2 bilhões.
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A Globo, por enquanto, se incomoda mais com a Libra, que possui o Flamengo e o Palmeiras. A liga atribui a demora ao Corinthians e Santos, que desistiram de negociar com a Globo antes de ouvir propostas da Liga Forte União. O mercado avalia que o Timão tenta garantir um pagamento da Libra e da líder de audiência mais parecido com o pagamento do Flamengo. O Santos, por sua vez, está em crise na Série B e se preocupa em não ter fonte de receitas com campeonatos.
Apesar das negociações, a Globo já avisou à Libra e à Liga Forte União que não pagará mais de R$ 2 bilhões pelos direitos. Isso significa que, se fechar com a Libra, a emissora só terá R$ 700 milhões para conversar com a Forte União. Se tiver apenas a Libra, o canal conseguirá manter o atual pacote de TV aberta. A Forte União ofereceu R$ 1,4 bilhão à Globo, mas a empresa recusou a pedida.