A cerimônia de entrega do Oscar não será transmitida na TV aberta do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Mais uma vez, a transmissão ficará restrita apenas para a TNT e para a plataforma de streaming Max, sendo que ambas fazem parte da Warner Bros Discovery. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a exclusividade da Warner existe por opção de quem vende os direitos de transmissão, por isso a Globo não exibirá o evento como fazia no passado.
Desde 2023 existe um acordo na América Latina entre a Disney, que detém os direitos dos prêmios da academia, com a Warner, por isso a prioridade é exibir no canal e na plataforma da empresa. Com essa exclusividade, não existe negociação com a TV aberta e nem mesmo com outras plataformas. A Warner paga um alto valor para ter os direitos de exibição do Oscar, por isso a Disney não vê sentido em exibir a entrega dos prêmios na TV aberta no Brasil.
+ Contratada do SBT, Márcia Fu explica relação com ex-empresária de Xuxa Meneghel
+ Globo bate o martelo e decide o final das gravações de Elas por Elas
A Globo foi responsável por exibir o Oscar em diversas passagens. Até 2022, a líder de audiência mostrava melhores momentos da cerimônia, e a entrega ao vivo de prêmios muito importantes, como a categoria de melhor filme. A emissora exibiu o evento da academia entre 1974 e 1993, 1997 e 1999, e entre 2005 e 2022. O SBT exibiu de 1994 e 1996, e entre 2000 e 2004. A TV Tupi (1950-1980) também exibiu a festa mais importante do cinema em 1970, em uma das primeiras transmissões via satélite da história da TV brasileira.
A próxima edição do Oscar acontecerá no próximo domingo (10), às 20h, horário de Brasília. Na TNT, Ana Furtado será a responsável por comandar a transmissão. A edição de 2024 contará com disputas importantes entre filmes que fizeram sucesso, como Barbie, Oppenheimer e Pobres Criaturas.