Murilo Benício contou uma situação tensa que aconteceu na Globo poucas semanas antes de estrear O Clone (2001), que protagonizou ao lado de Giovanna Antonelli. Em entrevista ao Podpah, o ator entregou que o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, quase tirou a novela de Gloria Perez do ar. A emissora chegou a pensar em colocar outra trama no horário, mas não havia mais tempo hábil. “Poucas semanas antes de estrear, eu cheguei na sala de elenco e estava todo mundo olhando para a televisão, vendo o segundo avião na torre do World Trade Center [em 11 de setembro de 2001]”, contou.
O Clone abordava o islamismo e se passava no Marrocos, por isso a Globo percebeu que havia um grande problema em levar a novela ao ar. “Chegaram a tirar as chamadas do ar para botar outra novela no ar, só que não dava tempo. Aí, a gente entrou e foi um fenômeno. No início, a gente pensava que iam diminuir a duração o máximo possível”, entregou Murilo Benício, que se imortalizou na teledramaturgia brasileira ao interpretar três personagens na mesma trama.
+ Ex-Jovem Pan, Ana Paula Henkel garante vitória contra Casagrande e a Globo na Justiça
+ Em crise, GNT cancela programa de Ana Clara Lima depois de promoção na Globo
Além de Murilo Benício, outro ator que comentou sobre o dilema que a Globo viveu com O Clone foi Dalton Vigh. Intérprete de Rachid Said, o veterano entregou ao UOL que a líder de audiência chegou a pensar em colocar uma reprise no horário. “Teve uma preocupação na Globo, porque se tratava de mundo islâmico. Já existia a suspeita de que se tratava de um atentado terrorista. Aconteceram reuniões de cúpula para ver se teríamos a estreia da novela ou se seria a reprise de alguma coisa”, afirmou. A trama, no fim das contas, teve 221 capítulos.
Apesar do caos que tomava a geopolítica mundial, a novela foi um sucesso principalmente pela curiosidade do público sobre o islamismo. “A curiosidade sobre o mundo islâmico ajudou a alavancar a audiência”, revelou. Dalton Vigh também contou que testava maquiagem para gravar uma cena quando o primeiro avião atingiu a primeira torre do World Trade Center.