A Globo não conseguiu acordo com o Corinthians e fechou com a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) para a transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro até 2029. A liga possui times como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino. De acordo com o Notícias da TV, caso o Timão não feche com a Liga Forte Futebol, a líder de audiência terá que negociar com o clube separadamente.
O Corinthians é o líder de audiência na Grande São Paulo, onde fica o principal mercado publicitário do país. A expectativa do time era ter rendimentos próximos ou iguais aos do Flamengo, que garantiu uma série de vitórias nos últimos campeonatos. A Libra tentou acordo com o clube paulista, mas não obteve sucesso. Por outro lado, a negociação com a Globo foi um grande sucesso para a liga.
“Conversamos com absolutamente todos os diversos agentes do mercado e grupos de mídia. Entendemos que o modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir e teremos novas plataformas participando desta arena”, afirmou Silvio Matos, CEO da Libra, em comunicado à imprensa.
+ Globo e Record se armam até os dentes contra estreia de novo programa matinal do SBT
+ Sorte no amor, azar no ibope: Edu Guedes perde para Ronnie Von e fica em 7º lugar
“Mas, para isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores, como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para a formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e o cuidado com inúmeros aspectos que precisam ser discutidos e definidos pelos clubes como fair play financeiro, padronização da publicidade, calendário e muitos outros”, continuou.
Silvio Matos também reforçou a importância de garantir a exclusividade das transmissões com a Globo. “A Globo não é apenas a melhor parceira, é também a empresa que mais conhece o futebol brasileiro. Por dentro e por fora. Dos clubes à audiência. A Globo tem uma simbiose cultural e histórica com o futebol brasileiro e junto com a Libra irá contribuir cada vez mais com esse processo”, declarou.
A Liga Forte Futebol atualmente tenta uma negociação com o Corinthians. A liga reúne Vasco, Fluminense, Botafogo, Ceará, Goiás, Fortaleza e Athletico-PR, entre outros, e não fechou com a Globo. Isso significa que a emissora ainda tem menos da metade das partidas do Campeonato Brasileiro, já que a Liga Forte possui nove times na Série A.