A nova versão de Renascer está cada vez mais distante de ser um fenômeno de público: colocada no ar para tentar reproduzir o êxito do remake de Pantanal, que levantou as noites da rede depois dos números desastrosos obtidos por Um Lugar ao Sol, a trama de Bruno Luperi ainda não conseguiu se impor na audiência. Na Grande São Paulo, principal polo publicitário do país, o folhetim não teve pique para segurar a boa performance de sua primeira fase e empacou no ibope, ao ponto da trama sequer ter pique para resistir ao confronto com atrações diferenciadas da concorrência.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que Renascer sucumbiu diante do inédito embate com uma partida do Campeonato Carioca televisionada pela Band. Apesar da trama não ter sido incomodada pelas emissoras rivais em momento algum, ela não escapou de ter boa parte de seu público habitual indo rumo ao canal ao lado. O folhetim derrubou os índices deixados pelo Jornal Nacional e teve a pior performance de uma novela das nove nos últimos 420 dias, com média de 19,9 pontos.
A principal faixa de teledramaturgia da televisão brasileira não tinha uma performance tão fraca há 60 semanas, desde que Travessia marcou 19,1 de média na noite de 14 de janeiro de 2023. Sua antecessora direta na faixa horária, Terra e Paixão, nunca nem ficou abaixo da casa dos 20 pontos de ibope: o recorde negativo da trama de Walcyr Carrasco, que chegou ao fim em 20 de janeiro, foi de 20,6 pontos em 3 de novembro de 2023, dia em que boa parte da principal metrópole do país viveu um apagão. Aos sábados, a menor marca do folhetim foi de 21,4 pontos, em 24 de junho.
Renascer não resistiu ao embate com Fla x Flu
Em sua faixa completa, entre 21h17 e 22h18, Renascer teve a sintonia de apenas 36,0% dos televisores da Grande São Paulo. No mesmo horário, a Band saltou de seu habitual quarto lugar para uma raríssima vice-liderança no horário nobre, com Fluminense x Flamengo marcando 4,6 pontos no embate com o folhetim. A Record, com a edição de sábado do Cidade Alerta, marcou 4,0, e acabou seguida pela soma dos canais pagos, que anotaram 3,9 pontos. O SBT, em quinto lugar entre as plataformas de conteúdo linear, marcou 2,8 exibindo parte do Esquadrão da Moda.
A perda de público da novela das nove da Globo — a trama caiu 14% na comparação com os quatro sábados anteriores — foi uma consequência direta do jogo televisionado pela Band. O consumo de televisão na principal metrópole do país quase não mudou em relação ao horário em que o folhetim vai ao ar. Nos últimos quatro sábados, 57% das TVs da Grande São Paulo estavam ligadas na faixa de Renascer, contra 55,3% deste sábado. O pico de ibope da trama, de 21,2 às 22h18, foi ligeiramente maior que o piso de público deixado pelo Jornal Nacional, que chegou a 20,7 às 21h16.
Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop revelerá os dados consolidados de audiência das principais atrações da TV brasileira no final de semana no início da tarde desta segunda-feira (11).