Estreante em novelas com um personagem fixo, Xamã entregou como lida com o próprio desempenho em frente às câmeras ao interpretar Damião, em Renascer, da TV Globo. Em entrevista ao portal F5, da Folha de S.Paulo, o rapper contou que não gosta de assistir a novela quando passa na TV, já que prefere analisar sua atuação com mais atenção. “Não gosto muito de ver na hora. Vejo depois para analisar como estou fazendo, se gosto ou não. Sou bem detalhista e me cobro bastante. A gente quer sempre o melhor”, afirmou.
Xamã assume o papel que foi de Jackson Antunes na primeira versão de Renascer, em 1993. Na versão atual, o veterano dá vida ao Deocleciano, por isso encontra o cantor nos bastidores da novela. “O seu Jackson Antunes foi o primeiro galã rústico e passou esse ‘título’ para mim. Estou levando na boa (risos). Ele é ‘old school’ e tem sido incrível trabalhar, conviver com ele. Seu Jackson só me disse para fazer o Damião do meu jeito”, contou o artista sobre os conselhos que recebeu.
+ Depois do fracasso de Paraíso Tropical, Globo escala Alma Gêmea para as tardes
+ Ana Hickmann assume namoro com Edu Guedes depois de 4 meses de separação
Disposto a dar continuidade à carreira na dramaturgia e na música, Xamã contou quais são suas inspirações para conciliar os trabalhos, principalmente quando começar a fazer teatro. “Quero muito fazer [peças] e estou só esperando dar um tempinho, organizar mais a minha agenda e seguir essa estrada. Quero isso para minha vida [atuar]. Conciliar o rap com a atuação. The Notorious B.I.G., Tupac Shakur e o Ice Cube, por exemplo, sempre fizeram isso e eu tinha esse desejo. Tenho [risos]”, declarou.
Xamã fez sua primeira participação em novelas da Globo em Amor de Mãe (2019), depois atuou como ele mesmo em Travessia (2022) em dois capítulos. Além de ter ficado em terceiro lugar no The Masked Singer Brasil, em 2023, o rapper garantiu um papel em Justiça 2, que estreia no Globoplay em 11 de abril. No cinema, atuou em O Maníaco do Parque e em Cinco Tipos de Medo, ambos com previsão de estreia para 2024.