A Globo retomou o primeiro lugar entre os veículos de comunicação que mais receberam verba publicitária do governo federal. Atualmente, o Jornal Nacional é o líder em recebimentos da gestação Lula (PT), com pelo menos R$ 24 milhões de faturamento desde que o político assumiu a presidência. De acordo com a Folha de S.Paulo, a líder de audiência desbancou a Record, que durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi a empresa de comunicação que mais recebeu para exibir inserções publicitárias do ex-presidente.
O segundo programa que mais faturou com o governo de Lula foi o Fantástico, com R$ 11,7 milhões, seguido pelo Jornal da Record, com R$ 10,6 milhões – este último foi líder durante o governo de Bolsonaro. As inserções na Globo consideram veiculações no canal nacional e também nas emissoras regionais do grupo, em todos os estados. De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), veículos de TV, rádio e internet do Grupo Globo receberam no ano passado anúncios de ao menos R$ 118 milhões.
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A Globo teve problemas com Bolsonaro no início da pandemia, quando o ex-presidente deixou de informar dados da Covid-19. O ex-chefe do Executivo tentou esconder dados e afirmou que “acabou matéria no Jornal Nacional”, além de ter chamado a emissora de “TV funerária”. A líder de audiência passou a fazer parte de um consórcio de comunicação com outros veículos para poder divulgar dados da crise sanitária com assertividade.
Já com Lula, a briga da Globo é muito mais antiga. Em 2018, ainda na prisão, o presidente reclamou das coberturas do Jornal Nacional sobre suspeitas de corrupção contra o PT. “Foram horas e horas no Jornal Nacional e em todos os noticiários da Globo tentando dizer que a corrupção na Petrobras e no país teria sido inventada por nós”, escreveu o líder político.