O Circo do Tirú não fez feio em seu primeiro dia: encarregado de encerrar a primeira semana de estreias da nova programação do SBT, o programa comandado pelo filho de Tiririca conseguiu ser competitivo em uma faixa historicamente complicada para a emissora de Silvio Santos. Mesmo envolto em problemas nos bastidores, com direito ao diretor-geral deixando o formato pouco antes dele entrar no ar, a atração conseguiu elevar os índices da emissora em 32% na comparação com a mesma faixa horária nas quatro semanas anteriores.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que Tirullipa foi responsável pelo melhor ibope conquistado pelas novas atrações do canal de Silvio Santos até aqui. Com média de 3,3 pontos entre 18h e 19h46, o comediante teve mais público do que as estreias de Chega Mais (2,6), É Tudo Nosso (2,9) e Luccas Toon (2,6). Apesar de não ter ido além da terceira colocação, o novo programa — diferentemente dos outros estreantes — simbolizou um ganho para a rede, que até então ficava em quarto lugar na faixa.
Habituada ao terceiro lugar com folga aos sábados, a Band caiu para a quarta posição no embate com o Circo do Tirú, com 2,8 pontos de média. O Brasil Urgente, de José Luiz Datena, conseguiu superar a atração da concorrente durante 15 minutos não consecutivos, mas foi derrotado por Tirullipa por 2,8 a 3,2 pontos durante o confronto direto, das 18h às 19h20. O Jornal da Band sequer conseguiu se aproximar do filho de Tiririca e foi derrotado pelo novo rival de ponta a ponta, com 2,8 a 3,5 de média entre 19h20 e 19h46.
Circo do Tirú foi turbinado pelo Cinema em Casa
A boa performance do Circo do Tirú teve o auxílio do Cinema em Casa, que passou a ser exibido em dose dupla com a transferência de Raul Gil para a faixa do meio-dia: apesar dos dois filmes que a emissora transmitiu terem sido superados pela Record, por 2,4 a 3,9 pontos e 3,7 a 3,8, respectivamente, o longa A Máscara de Ferro conseguiu se destacar em seus últimos minutos no ar, com pico de 4,8 pontos. Em seu último minuto de exibição, às 18h, a produção superava o Cidade Alerta por um décimo — 4,7 a 4,6 pontos.
Tirullipa não conseguiu segurar a vice-liderança e foi imediatamente ultrapassado pela Record, que assumiu o segundo lugar às 18h01 (4,6 x 4,4). O comediante, no entanto, atraiu telespectadores ao longo de sua estreia: depois de ter marcado 2,8 pontos às 18h51 com uma enfadonha imitação de Xuxa Meneghel, a atração voltou a crescer por conta própria e chegou a pontuar 3,6 no minuto que antecedeu o seu primeiro (e único) intervalo comercial, repetindo a marca em seu último minuto no ar.
Distantes da disputa pelo terceiro e quarto lugar de audiência, a Globo e a Record marcaram 14,2 e 6,0 pontos durante o embate com a primeira edição do Circo do Tirú. Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop revelará os dados consolidados de audiência da nova programação do SBT do final de semana no início da tarde de segunda-feira (18).