O Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ) notificou a TV Globo depois de considerar inadequada uma apresentação na Dança dos Famosos, no programa Domingão com Huck. O documento foi enviado para a emissora em 18 de março.
Segundo o Sindicato, a dança Charme não foi bem representada na produção e não refletiu os verdadeiros elementos que o caracterizam, incluindo a música e a vestimenta. “Estamos buscando uma oportunidade de esclarecimento sobre essa cultura tão rica, tanto para o público quanto para a equipe criativa do programa, para evitar a disseminação equivocada de uma cultura que lutou por mais de 30 anos por reconhecimento”, apontou.
“A apresentação realizada no programa induziu ao erro e a desinformação de todo o público, que o assistia e gerou um grande prejuízo para a comunidade de Dança e cultura Charme. Apesar da apresentação do quadro ter sido realizada com empenho, ele não representou a dança Charme, tendo em vista o exibido, não se traduz o que se reconhece como Charme. O figurino utilizado não representa a comunidade ‘charmeira’, a movimentação não possuía a linguagem da dança charme, tampouco a música do grande artista Buchecha representa o Charme”, destacou.
+ SBT fecha acordo com Preta Gil para divulgar nova programação
+ Filho de Faustão revela que recebe apontamentos do apresentador: “Seis áudios”
O Sindicato destacou as origens do Charme e afirmou que não condiz com o que foi exibido na Globo. “Nossa intenção é ressaltar a importância da representação autêntica e respeitosa da dança Charme, uma expressão cultural rica e vital para muitos em nossa comunidade. A dança Charme, com suas raízes profundas no Rio de Janeiro, é mais do que movimento; é história, cultura e identidade. A apresentação no programa, apesar de bem-intencionada, não refletiu adequadamente os verdadeiros elementos que caracterizam o Charme — desde a música e vestimenta até a essência da dança e seu impacto cultural”, disse.