Logo depois de tomar a decisão de salvar a faixa de novelas da tarde com o fim antecipado de Paraíso Tropical, a Globo lidou com um efeito reverso. Agora que anunciou Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo, a trama protagonizada por Alessandra Negrini começou a bater recordes no horário. Na última quarta-feira (27), o folhetim reagiu e marcou a maior audiência desde novembro de 2023.
O capítulo que mostrou Daniel (Fábio Assunção) se aproximando da verdade sobre Tais (Alessandra Negrini), que está se passando pela irmã gêmea Paula, rendeu ao Vale a Pena Ver de Novo 16 pontos de média na audiência consolidada da Grande São Paulo, além de 32% de participação. Até o momento, a trama conta com 12,4 pontos de média desde o início de sua exibição, muito inferior aos 17,3 pontos de média de O Rei do Gado, em 2023.
+ Magoado com o SBT, Raul Gil não avisou emissora sobre aposentadoria
+ Xuxa é processada por fotógrafo depois de lançamento de documentário na Globo
Ainda assim, a decisão da Globo é escalar uma novela que já foi um fenômeno na exibição original e nas reprises como Alma Gêmea para brilhar no Vale a Pena Ver de Novo. A ideia é elevar os números de audiência da tarde até Renascer, já que com Paraíso Tropical os baixos números funcionavam como uma bola de neve. A fuga do público começava a tarde e se estendia para as tramas seguintes, como Elas por Elas, Fuzuê e a própria Renascer.
Alma Gêmea estrearia em maio, mas a Globo antecipou a trama para o fim de abril, para assim salvar No Rancho Fundo, próxima trama das 18h que estreia em 15 de abril. Com isso, Paraíso Tropical será picotada e terá 11 capítulos condensados em 5 para garantir a estreia do folhetim de Walcyr Carrasco o mais cedo possível.