Não é brincadeira de 1º de abril — apesar da data sugestiva para a confirmação da notícia: o SBT surpreendeu o mercado na tarde desta segunda-feira ao anunciar que Eliana Michaelichen está deixando a emissora depois de 15 anos. Consolidada como vice-líder de audiência há vários anos, a titular das tardes de domingo do canal pediu demissão da rede de Silvio Santos e continuará trabalhando na empresa apenas até junho, quando seu programa chegará ao fim.
De acordo com o comunicado enviado pela emissora ao TV Pop, o fim do contrato de Eliana com o SBT acontece “de forma mútua e amigável”. O canal de Silvio Santos diz que a apresentadora decidiu buscar por outros desafios profissionais, mas que as portas da rede estão abertas para a comunicadora. Ela, inclusive, seguirá atuando como madrinha do Teleton, e permanecerá fazendo parte do elenco de âncoras da campanha beneficiente, exibida pela emissora no segundo semestre.
Apesar de sólida, a relação entre a comunicadora e o canal já vinha dando sinais de desgaste há vários meses: o seu programa era um dos poucos que continuava com reapresentações de matérias antigas, enquanto todas as demais atrações da rede já haviam retomado edições totalmente inéditas. Em paralelo a isso, ela pouco se esforçou para negar os rumores de uma eventual transferência para a Globo, insistentemente ventilada pelo mercado. A sua ausência também foi sentida em eventos do lançamento da nova programação do SBT, que busca voltar a ser competitivo no ibope.
A seguir, confira a íntegra do comunicado do SBT sobre a demissão de Eliana:
São Paulo, 01/04/2024 – O SBT, sua diretoria e a Eliana anunciam hoje, de forma mútua e amigável, a decisão da apresentadora de encerrar a sua sólida e bem sucedida parceria profissional com o canal em junho de 2024.
Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora, tanto é que continuará sendo Madrinha do Teleton e faz questão de voltar a emissora para apresentar o programa de arrecadação para a AACD.
Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela.
Sobre Eliana
A carreira de Eliana inicia-se na música, no final da década de 80; em 1991, ela chega ao SBT para comandar programas infantis, e em sua primeira passagem pela emissora, permanece por 7 anos marcando uma geração de telespectadores mirins na TV.
Em 1998, migra para a TV Record ainda comandando infantis, até fazer a transição para o grande público em 2005, no comando de um programa dominical que obteve êxito já em seu início.
O sucesso chamou a atenção de Silvio Santos que a convidou para retornar ao SBT em 2009, estreando um programa que leva seu nome, para toda a família, com quadros diversos, reportagens, diversão e muita emoção.
O programa Eliana comemora 15 anos no ar tendo mostrado a versatilidade da apresentadora, que dentre inúmeras atrações, subiu ao Cristo Redentor, se aventurou por vários estados pelo Brasil e mundo, mostrando sempre informação e cultura (Marrocos, Dubai, Capadócia, Galápagos…), entrevistou as mais importantes celebridades do Brasil e do mundo como Hebe Camargo, Anitta, Sandy, Xuxa, Angelica, Diogo Nogueira, Justin Bieber, Kate Perry, Taylor Swift, Chris Evans (o Capitão America), Antonio Banderas, estrelas da TV, do cinema e o universo digital dos maiores influenciadores.
Os quadros que compuseram e compõem a atração em todos os anos, marcam o público ao levar um conteúdo leve, divertido, e bem familiar . Destacam-se, a competição culinária Minha Mulher que Manda, Beleza Renovada, Quer Casar Comigo, Famosos da Internet – o primeiro quadro de um programa de TV a transportar artistas do universo das redes sociais para a TV aberta – Dia de Sorte, Eliana Visita, Rede da Fama, entre outros.
Nestes 15 anos, Eliana já teve temporadas ao vivo, e se manteve na vice-liderança de audiência, sendo um dos programas de maior repercussão positiva na mídia, com ampla aceitação do mercado publicitário, fruto de uma parceria de sucesso entre a apresentadora, sua equipe de produção e o diretor Ariel Jacobowitz.