Xuxa Meneghel perdeu o último recurso da ação por danos morais que movia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a apresentadora terá que pagar R$ 31,3 mil em multa. O processo transitou em julgado em fevereiro, o que significa que não tem mais como a artista recorrer. Ela não se pronunciou sobre o assunto envolvendo a briga com a representante da direita.
Tudo começou em 2020, quando Xuxa lançou o livro Maya: Bebê Arco-Íris, que é uma história infantil que retrata a vida de uma criança que é criada por duas mães. Carla Zambelli acusou a famosa de promover a pedofilia com a divulgação do livro. “O alvo dessa teia de destruição de valores humanos não é mais você. Essa mira está apontada para a mente das nossas crianças! Sexualizar e instigar inocentes ao sexo pavimenta a pedofilia e a depravação. Não tenha medo. Lute por elas conosco”, escreveu em uma rede social.
+ Aos 94 anos, Lima Duarte ganha homenagem da Globo e avalia: “A morte me espera”
+ Luciana Gimenez e Sonia Abrão se juntam e fazem Superpop ter maior ibope em 3 anos
Xuxa queria uma indenização de R$ 150 mil por danos morais alegando que a declaração era “caluniosa e lhe causa danos à imagem”, mas a Justiça entendeu que a deputada estava em seu direito de opinar. O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou a ação de reparação de danos morais em 2021, mas a comunicadora recorreu. Agora, ela não poderá mais reverter a decisão judicial.
Ao jornal O Globo, Carla Zambelli avaliou que a “decisão do judiciário representa não apenas um triunfo pessoal, mas também uma vitória para a liberdade de expressão e o direito à opinião divergente, valores fundamentais em uma democracia sólida e plural”.