Demitida pela Globo em 2023, Gabriela Duarte está fora da televisão desde Orgulho e Paixão (2018). A atriz relembrou um dos grandes sucessos da carreira dela que foi em Por Amor (1997) onde interpretou Maria Eduarda e atuou ao lado de Regina Duarte.
A artista afirmou que o autor da trama deu a ela um presente por atuar ao lado da mãe. “A gente se entendia no olhar. Nunca, na minha vida, vou ter um parceiro ou uma companheira de cena como tive lá. O Manoel Carlos nos deu um presente. Eu acho que teve muita troca, sim, mas me lembro de ela não querer interferir tanto”, contou a atriz em conversa com O Programa de Todos Os Programas.
Gabriela Duarte afirmou que sente falta de trabalhar na televisão. “Eu também sinto bastante isso. São 35 anos de profissão, construindo essa trajetória profissional e deu certo, acho que deu muito certo”, disse. Gabriela estreou na Globo na novela Top Model, de 1989. Em seguida, ela fez uma participação na minissérie Delegacia de Mulheres (1990) e na novela Rainha da Sucata (1990). Os próximos trabalhos foram em Retrato de Mulher (1993) e Irmãos Coragem, remake de 1995. Após participar de dois episódios da série A Vida como Ela é… (1996), a intérprete ficou conhecida após contracenar com a mãe em Por Amor (1997).
+ Globo assina contrato anti-inflação com a Libra para Brasileirão até 2027
+ Virginia Fonseca entrega acordo com o SBT para trabalhar depois do nascimento do filho
No folhetim escrito por Manoel Carlos, ela viveu a mimada Eduarda, filha de Helena, protagonista interpretada por Regina Duarte. Na trama, mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Ao saber da tragédia da filha, Helena, que deu à luz uma criança saudável, decide trocar os bebês para não a decepcionar.