Marcelo Serrado está na televisão desde os anos 1980 e relembrou o papel que fez em Por Amor (1997). O artista, que interpretou César, relatou que viveu um romance com Gabriela Duarte. A artista era a protagonista da trama com Regina Duarte.
“Aconteceu, mas ela não era meu par romântico, ela estava na novela. Há muitos anos. Posso falar, porque isso é público, é a Gabriela Duarte, a gente namorou. A gente fez a novela Por Amor e namoramos depois da novela. Ela era par do Fabio Assunção, e eu era par de outra menina. Depois, a gente se envolveu e namorou, a gente se apaixonou”, disse o ator ao podcast Papagaio Falante.
Escrita por Manoel Carlos, a novela Por Amor contava a história de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), que viajam juntas por motivos opostos: a jovem despede-se da vida de solteira, e Helena procura esquecer o fim de um namoro. Lá, elas conhecem o brilhante arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), também brasileiro. Charmoso, galanteador, inteligente e romântico, conquista Helena de imediato.
+ Globo assina contrato anti-inflação com a Libra para Brasileirão até 2027
+ Virginia Fonseca entrega acordo com o SBT para trabalhar depois do nascimento do filho
No Rio de Janeiro, Marcelo (Fábio Assunção), filho predileto do casal Branca (Susana Vieira) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), encanta as funcionárias da empresa onde trabalha e enlouquece a ex-namorada Laura (Vivianne Pasmanter), que o persegue obsessivamente. O rapaz desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda, por quem é verdadeiramente apaixonado. Ela é uma jovem ciumenta, mimada e frágil. Não sabe lidar com as dificuldades da vida, rejeita o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José), e nunca está plena em seu relacionamento.
De volta ao Rio de Janeiro, Atílio precisa terminar sua já falida relação com Isabel (Cassia Kis) e se livrar do assédio constante de Branca, com quem teve um namoro na juventude, que a deixou ligada a ele para sempre. Apaixonado, Atílio casa-se com Helena.