Hannah Gutierrez-Reed, armeira responsável pelo set do filme Rust, foi condenada a 18 meses de prisão pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. As filmagens aconteceram em 2021, no Novo México, Hannah foi responsável por entregar uma arma a Alec Baldwin.
Enquanto o ator ensaiava, houve um disparo acidental que, além de matar a diretora de fotografia, feriu o diretor Joel Souza. O julgamento durou duas semanas e foi baseado no fato de como uma bala verdadeira teria entrado nos estúdios, visto que o projétil é um objeto proibido pelas regras de segurança da indústria cinematográfica. Segundo a BBC, a acusada expressou seus sentimentos à família da vítima, mas negou as acusações.
Durante o julgamento da armeira, várias testemunhas de defesa afirmaram que o ator e produtor não tinha participado de todo o treinamento necessário para manusear armas em uma filmagem e que o seu temperamento “descontrolado” complicou bastante as gravações. No entanto, a defesa da armeira alegou que Alec Baldwin controlava o set e “violou algumas das regras de segurança mais básicas no manuseio de armas”. Se for considerado culpado, o ator também poderá ser sentenciado a 18 meses de prisão.
+ Bianca Rinaldi fala sobre baixa audiência de novela do SBT e nega crise nos bastidores
+ Domingão levanta ibope da Globo e Luciano Huck freia crescimento de Celso Portiolli
Relembre o caso
No final de outubro de 2021, uma tragédia aconteceu durante as gravações do filme em que Alec Baldwin estava. Os tiros atingiram duas pessoas da equipe. O diretor do filme, Joel Souza, levou um tiro no ombro e foi hospitalizado e teve alta. O caso mais grave foi o da diretora de fotografia, Halyna Hutchins, que foi atingida no abdômen e levada de helicóptero ao hospital, mas não resistiu ao ferimento.
“O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de Rust foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, detalha o comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé, no Novo México, após o ocorrido.