A Globo renovou a série Tributo, do Globoplay, para uma segunda temporada. A produção consiste em homenagear grandes nomes da televisão e reverenciará Susana Vieira, Neusa Borges e Tony Tornado. A série tem direção geral de Matheus Malafaia e roteiro de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich. A informação é do O Globo.
A primeira temporada contou com episódios sobre a carreira de Lima Duarte, Laura Cardoso, Manoel Carlos, Zezé Motta, Léa Garcia (1933-2023) e Ary Fontoura. O projeto tem direção de Matheus Malafaia e direção artística de Antonia Prado. Além do trabalho de pesquisa, a equipe de Tributo fez cerca de dez horas de gravações inéditas para cada produção.
Polêmica com Manoel Carlos
Recentemente, o episódio sobre a carreira de Manoel Carlos rendeu uma grande polêmica. A família do autor revelou que ele não foi comunicado pela Globo sobre o desenvolvimento do documentário. Um perfil nas redes sociais, administrado pela família do escritor de Laços de Família (2000) afirmou, que o artista teria dado um depoimento caso tivesse sido chamado para falar sobre sua obra.
+ Clássico nas mãos de Gugu, Celso Portiolli revive quadro do Domingo Legal
+ Despedida de Solteiro: Globo resgata novela com morte e vício em drogas entre galãs
A veracidade do comunicado foi confirmada pela filha do autor, Júlia Almeida, que trabalhou na maioria das novelas criadas pelo veterano. “Em nome da família e da equipe Boa Palavra, gostaríamos de expressar nossos agradecimentos ao Globoplay pela produção do ‘Tributo – Manoel Carlos’. Agradecemos principalmente a todos os artistas e amigos que compartilharam seus depoimentos e contribuíram para esta bela homenagem”, diz o texto.
“É de extrema importância informar que Manoel Carlos não teve em momento algum, conhecimento sobre este projeto durante toda sua gestação até sua exibição. Caso tivesse sido informado, teria certamente contribuído com sua presença, palavras, e histórias enriquecendo ainda mais esta homenagem. Mesmo em um momento mais reservado, adoraria rever os antigos colegas de trabalho”, declarou.