Ana Maria Braga revelou detalhes da sua batalha pessoal para se livrar do vício em cigarro e café. A titular do Mais Você concedeu uma entrevista para Pedro Bial, no programa Conversa com Bial, na madrugada da última segunda-feira (29). A contratada da Globo admitiu que, mesmo depois de enfrentar um câncer de pulmão, não conseguiu largar o hábito de fumar, mas um problema de circulação sanguínea serviu como um aviso para ela abandonar a dependência de uma vez por todas.
Na conversa, Ana Maria falou sobre o diagnóstico de câncer no cérebro e foi questionada por Bial sobre como encontra serenidade para enfrentar essas adversidades. “Era um tumor no cérebro. Eu já tinha passado lá atrás pelo câncer que ocasionou esse pequeno tumor no cérebro. Na época, eu não tinha noção real do que significava. Acho que tinha 30% [de chance]. Aprendi que a gente precisa acreditar no tratamento”, contou.
+ Samara Felippo pede fim de “linchamento” em meio a caso de racismo contra a filha
+ Globo humilha rivais e fatura mais de R$ 50 milhões com show da Madonna no Brasil
A apresentadora destacou a importância da calma em momentos: “Se eu não tiver calma dentro de mim… Não adianta me desesperar. Posso morrer até hoje, como todos nós”. Ana Maria Braga enfrentou diversas batalhas contra o câncer ao longo dos anos, incluindo um câncer de pele em 1991, um tumor no reto e na virilha em 2001, um tumor no pulmão em 2015 e outro câncer no pulmão em 2020, além de ter superado um nódulo na mama.
Ana Maria Braga parou de fumar depois de entupimento das veias
Ana Maria Braga admitiu que já havia tentado parar de fumar antes, mas sempre voltava ao vício de forma discreta. “É tão bom fumar, é verdade. Ele [Bial] fumou também. Eu não criei vergonha na cara. Eu, na verdade, comecei a ter problemas. Eu tive câncer de pulmão e não parei de fumar lá atrás. Já tinha tido outros cânceres. De repente, eu comecei a sentir… Eu gosto muito de andar, e começou a me doer a perna, uma dor lancinante. Parecia que faltava oxigênio, circulação”, relatou.
A batalha de Ana Maria incluiu uma cirurgia devido ao entupimento das veias causado pelo cigarro. “Eu estava com as veias entupidas. Tudo por causa do cigarro. Coloquei três stents nas duas pernas e, depois de oito meses, um deles entupiu… E eu ainda não tinha parado de fumar. Um deles entupiu, eu voltei lá em novembro do ano passado, desentupiu, trocou. Eu tinha parado, voltei escondido. Eu fugia”, disse ela.
Depois do incidente, a apresentadora decidiu finalmente abandonar o hábito do cigarro e do café: “Depois desse entupimento do stent, eu saí da cirurgia e falei que nunca mais. Eu parei de tomar o café, coisa que eu adoro, mas o café era meu start. Tomava café e precisava fumar. E para fumar precisava do café. Eu troquei pela água. Hoje eu tomo muita água”, disse a titular do Mais Você na conversa com Pedro Bial.