A Band retomou uma parceria milionária com a Igreja Universal do Reino de Deus para a venda da programação do Canal 21. Após um longo período de batalha na Justiça, que incluíram multas e trocas de acusações públicas, as duas partes finalmente chegaram a um novo acordo, marcando o retorno dos conteúdos religiosos ao canal da família Saad nesta quarta-feira (1º).
Com o novo acordo, o Canal 21, do Grupo Bandeirantes, destinará 22 horas diárias de sua grade para conteúdos da Igreja Universal do Reino de Deus, retomando o modelo comercial que perdurou por oito anos e que foi interrompido em maio de 2022. O programa que inaugurou a retomada foi o Vício Tem Cura, liderado pelo Bispo Nilton, da unidade da igreja localizada na avenida João Dias, em São Paulo.
Conforme reportagem do portal iG, o clima entre os altos executivos da Band é de festa. O motivo é que o acordo financeiro com a IURD envolve um aporte mensal em torno de R$ 10 milhões para a utilização da maior parte da programação do Canal 21. Além disso, a volta da parceria acontece em momento importante para causar um alívio financeiro diante das dívidas acumuladas pela emissora durante o período da passagem de Fausto Silva, o Faustão.
Band queria programação esportiva no Canal 21
Inicialmente, quando o acordo foi desfeito em 2022, a Band tinha planos ambiciosos de transformar o Canal 21 no primeiro canal de TV aberta dedicado à cobertura esportiva. No entanto, esse projeto foi abruptamente descartado e nenhum dos programas planejados chegou a ser concretizado. O canal passou a retransmitir a programação do Terraviva, que tem como foco o agronegócio, e exibia algumas partidas de futebol de campeonatos estrangeiros aos finais de semana.
O que causou a briga entre a emissora e a igreja?
A disputa entre Band e IURD começou com uma acusação de inadimplência em 2022. Enquanto a rede dos Saad afirmava que a instituição religiosa não havia cumprido com o pagamento de uma mensalidade, a Igreja Universal do Reino de Deus argumentava que a Band não havia honrado o compromisso de expandir a cobertura do Canal 21 pelo país.
Após meses de briga, a IURD encerrou a transmissão de seus programas religiosos no canal e fechou um acordo com a TV Gazeta, que atravessava uma crise financeira, ocupando a maior parte da programação da emissora, até mesmo o horário nobre, onde permanece até hoje. A Igreja Universal também conta com um canal próprio, a TV Templo, e horários locados na RedeTV!.