Melissa Vogel, que ocupou o cargo de CEO da Kantar Ibope Media por sete anos, anunciou sua saída da empresa. Segundo informações divulgadas, o desligamento da executiva acontece em um momento em que a companhia enfrenta divergências com Globo, Record e SBT em relação a um novo modelo de aferição de audiência que busca integrar a TV linear e as plataformas digitais.
Conforme reportagem do site NaTelinha, o atrito entre a Kantar e as emissoras alcançou tal magnitude que provocou uma manifestação da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Fontes afirmam que a demissão de Melissa Vogel pegou muitos profissionais dos bastidores de surpresa.
A executiva, com vasta experiência, convocou uma reunião para anunciar sua decisão de deixar a Kantar Ibope Media, divisão latino-americana da Kantar Media, empresa que é referência global em inteligência de mídia. Vogel começou na empresa há 28 anos, como estagiária, e passou por diversas áreas até alcançar a liderança da companhia.
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Procurado pela publicação, o Ibope informou que Márcio Costa, que anteriormente era diretor de Operações para a América Latina e com 13 anos de casa, assumirá o cargo deixado por Vogel. Em nota, Melissa Vogel falou sobre o período na empresa. “Saio confiante do sólido caminho que construímos. Tenho certeza de que Márcio e Adriana darão continuidade ao legado da Kantar Ibope Media”, disse a executiva.
A saída de Melissa Vogel coincide com um momento em que a Kantar Ibope Media enfrenta dificuldades de relacionamento com as grandes emissoras de televisão. A empresa propôs recentemente às emissoras um novo modelo de medição de audiência, abrangendo TV, internet e outras mídias, em tempo real. Contudo, Globo, Record, SBT e outras empresas do ramo audiovisual não concordaram com os parâmetros das métricas apresentadas e pediram ajustes.
O descontentamento piorou depois que as emissoras de TV descobriram que o Ibope começou a apresentar aos anunciantes o modelo de medição que não havia sido aprovado por elas. A tensão nos bastidores atingiu seu ápice em 24 de abril, quando a ABERT emitiu uma nota contra o novo formato de medição integrada de audiência. Embora não mencionasse explicitamente a Kantar Ibope Media, a mensagem era claramente direcionada à empresa, revelando uma crise de relacionamento histórica.