Praticamente fora da televisão desde novembro de 2022, quando foi dispensado pela CNN Brasil, Daniel Adjuto está de volta ao SBT. O TV Pop apurou que o jornalista foi contratado novamente pela emissora de Silvio Santos no final da tarde desta sexta-feira (3) para substituir Viviane Costa no comando do telejornal SBT Brasília, que passará por uma profunda reformulação para a chegada do novo apresentador. Ele ainda não tem data de estreia, mas o comunicado oficial sobre a sua contratação deverá ser divulgado nos próximos dias.
Essa será a segunda passagem do comunicador pela rede — foi justamente na filial brasiliense do SBT que o jornalista começou a sua carreira, em fevereiro de 2012, atuando como estagiário dos telejornais locais. Competente, rapidamente galgou postos mais altos na Redação, passando a atuar como produtor e repórter dos noticiários exibidos em rede nacional. Nos últimos meses antes de se transferir para a CNN Brasil, no final de 2019, ganhou oportunidades como âncora plantonista do SBT Notícias e do SBT Brasil, principal telejornal da rede.
Formado pela Universidade de Brasília, Daniel Adjuto foi um dos primeiros contratados do canal de notícias, inicialmente para atuar como âncora e analista político em Brasília. Bem avaliado pelos executivos da primeira fase da CNN Brasil, rapidamente ganhou oportunidades em São Paulo, como substituto de nomes consagrados no telejornalismo brasileiro, como William Waack e Monalisa Perrone, com quem chegou a dividir o comando do Expresso CNN. Seu último trabalho na rede, do qual foi dispensado em setembro de 2022, foi a frente do matinal Live CNN.
Daniel Adjuto quase foi âncora do Chega Mais
Sem oportunidades na televisão desde que deixou o elenco fixo do canal de notícias, Daniel Adjuto chegou a gravar pilotos para apresentar o Chega Mais, revista eletrônica que estreou nas manhãs do SBT em março. Apesar de ter se saído bem nos pilotos, acabou preterido por Paulo Mathias, egresso da Jovem Pan News — a direção da emissora queria alguém com um perfil mais versátil e que não estivesse há tanto tempo distante da televisão.
Depois da negativa para compor o elenco do matinal, Adjuto passou a atuar como freelancer na TV Justiça, que tem seu conteúdo gerado justamente de Brasília. Por lá, apresentou noticiários e ancorou coberturas especiais. Além disso, o jornalista se especializou como criador de conteúdo para as redes sociais.
Além da reformulação do SBT Brasília e da chegada do novo apresentador, a emissora de Silvio Santos também terá um novo diretor de Jornalismo na capital. Luiz Alberto Weber, no cargo desde 2020, será transferido para São Paulo e ocupará a gestão nacional do departamento, sucedendo José Occhiuso, demitido na tarde desta sexta-feira.
Procurado pela reportagem do TV Pop, o SBT não se manifestou até a publicação deste texto.