A TV Globinho estreou na Globo em 2000 e foi extinta em 2015. Em 2012, a produção deixou a grade diária quando deu espaço para o Encontro com Fátima Bernardes. A apresentadora ficou marcada como a “responsável” pelo fim da atração, que permaneceu no ar aos sábados até 2015.
Em 2022, a comunicadora foi Roda Viva, da TV Cultura, e relatou como sugeriu o fim da atração. “Acho engraçado que a gente brinca e as pessoas acreditam. Fiquei chocada que as pessoas realmente acham que eu tenho poder na programação da TV Globo”, brincou durante participação no PodPah. “Não fui eu não, gente. Eu só queria fazer o meu programa e o único lugar que puseram foi ali”, garantiu a apresentadora.
A artista, que deixou a Globo depois de 37 anos, já relatou que queria sair do jornalismo para o entretenimento. “Eu queria ter um programa. Comecei a olhar a grade da Globo e na época, o Globo Rural era diário. Em seguida tinha o jornal local, Bom Dia Brasil, Ana Maria Braga… De repente, desenho. Depois tinha o jornal local, Globo Esporte e Jornal Hoje. Eu falei: ‘Gente, esse desenho tá perdido aí no meio”, disse em 2022.
+ Marcello Novaes perde contrato fixo com a Globo depois de 36 anos
+ Leonardo é detonado depois de acusar Madonna de promover satanismo em show
A jornalista declarou que viu na programação um espaço que encaixaria o Encontro e que poderia trazer resultados interessantes para a empresa. “Eu falava: ‘Isso aí não está bom, não. Tem um espaço aí que dá para encaixar’. E comecei a ouvir que a própria TV estava com uma certa estranheza em relação àquele horário, um horário em você não anuncia”, relembrou Fátima Bernardes.
“Falei: ‘Vou sugerir um programa para esse horário, que venha da Ana Maria, que é entretenimento, e que a gente possa levar e entregar para o jornalismo local’. O Encontro foi um programa que surgiu assim. Eu pensei nesse horário e apresentei a ideia para esse horário”, contou, na ocasião.